Região da Ibiapaba ganhará novo Campus da UVA com cursos de Administração e Pedagogia

10 de dezembro de 2019 - 15:43 # # # # # # # # #

Daniel Herculano - Texto
Ascom UVA, Marcos Studart e Davi Pinheiro - Fotos


Governador falou ainda sobre a redução de homicídios no Ceará, que em novembro completou o 20º mês consecutivo de queda

Em mais um bate-papo semanal com a população pelas redes sociais, o governador do Ceará, Camilo Santana, trouxe novidades nas áreas da educação, turismo, segurança pública e infraestrutura nesta terça-feira (10). A população da Serra da Ibiapaba terá um novo campus universitário na cidade de São Benedito. A Universidade do Vale do Acaraú (UVA) ofertará duas novas turmas dos cursos de Pedagogia e Administração. O primeiro semestre de 2020 será dedicado às reformas da estrutura, e a aprovação do conselho universitário.

“Vamos aproveitar em São Benedito um edifício já existente, que será reformado em parceria com a prefeitura local, para receber uma unidade avançada da UVA, que já terá vestibular programado para que os alunos iniciem as aulas no segundo semestre de 2020. Assim, os jovens não vão precisar mais se deslocarem da região da Ibiapaba para Sobral para ter que cursar um ensino superior”, comemora Camilo.

Na educação, o Ceará terá novas escolas de ensino integral já a partir de 2020. “A cada três escolas no estado, uma é de tempo integral. É uma forma de dar oportunidade e esperança para nossas crianças com um tempo maior de ensino, com o incremento de aprender línguas estrangeiras, informática, práticas de artes, fazer esportes e outras atividades complementares”, apontou Camilo.

Redução de homicídios

“O penúltimo mês de 2019 marca o 20º período seguido de redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), em todo o Ceará. Com mais um resultado positivo para a Segurança Pública do estado, a queda no acumulado do ano é de 51,2%”. Foi com esses dados animadores que o governador começou a falar sobre o tópico de segurança pública no bate-papo com a população pelas redes sociais.

O governador ressaltou que, desde o seu primeiro mandato, não mede esforços para criar políticas públicas que visam proteger cada vez mais os cearenses. “Entre as ações temos a instalação de bases fixas da Polícia Militar, estratégias montadas com o objetivo de quebrar a cadeia de crimes, investimentos em tecnologia e videomonitoramento, efetivo e equipamentos foram pontos fundamentais para que o Estado, valorização de carreira dos profissionais de segurança pública, entre outras ações, e agora temos mostrado que estamos revertendo os indicadores criminais em todo território cearense”, elencou Camilo. Em paralelo a isso, governador falou também sobre as iniciativas que contemplam diversas áreas que vão além da segurança pública, como a educação, saúde e lazer, como as areninhas e brinquedopraças em todo o estado.

Distrito Turístico de Jericoacoara

O governador anunciou também novidades para a região de um dos destinos turísticos mais desejados do mundo, Jericoacoara, incluindo o pedido de homologação do aeroporto de Jericoacoara para que ele seja um aeroporto internacional, que já demonstra números expressivos. Ao fim de novembro, o aeroporto de Jericoacoara já superou o total de 2018 (96.040) ao acumular mais de 100 mil passageiros no período de janeiro a novembro de 2019, entre embarques e desembarques. O número representa crescimento de 19,29% na comparação com igual período de 2018, que foi de aproximadamente 84 mil.

“Recebi hoje pela manhã o prefeito de Jijoca de Jericoacoara, e nessa reunião nós criamos um Distrito Turístico de Jericoacoara, e agora só precisamos colocar em prática esse projeto que tem como único objetivo fazer uma gestão sustentável para aquela área, pois se trata de um dos principais destinos do Brasil e do mundo. Então, precisamos manter uma gestão compartilhada, com coleta seletiva e a coleta dos resíduos sólidos adequada, com saneamento básico, garantindo segurança, tendo respeito ao meio ambiente, o que a gente chama de sustentabilidade”, revelou Camilo.

“Existe uma procura muito grande pelo Ceará como destino turístico. Existe a projeção que devemos receber 1,2 milhão de turistas nesta alta estação, de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020. O número é 6% maior que o referente ao mesmo período do ano passado. Existe também uma procura muito grande de turistas do mundo inteiro por conta da prática do kitesurf aqui no nosso estado, pois nós temos os melhores ventos do mundo. Investimos na divulgação do nosso destino em revistas e países dos quais temos voos diretos, estamos incrementando as opções do nosso HUB aéreo com mais voos, incentivando o stop-over em Fortaleza, onde o turista faz escala em nossa cidade e não paga mais caro pela passagem. Enfim, nossos esforços são para que o Ceará continue a ser o estado que lidera o crescimento turístico do Brasil”, apontou o governador.

Pacote de estradas

Mais uma vez perguntado pelos internautas sobre a situação de muitas das estradas em obras pelo estado do Ceará, Camilo Santana aproveitou e fez mais um balanço de recuperação das rodovias do Ceará, com foco na recuperação das CEs. “Já são 15 estradas recuperadas e entregues, 10 prontas a pavimentação, mas em processo de sinalização, além de outras 16 pavimentações já iniciadas”, listou o governador, que informou ainda que outras quatro já estão com as obras agendadas para começar a recuperação em janeiro de 2020. Veja a relação das obras citadas abaixo:

15 estradas recuperadas já entregues:

CE-350, de Coluna à Cascavel
CE-531 de Icaraí
CE-065 de Ladeira Grande-Umbú
CE-350, Maranguape-Mumguba
CE-253, Cascavel-Pacajus
CE-085, Granja-Camocim
CE-393, Abaiara
CE-386, Arajara-Caldas
CE-293, Barbalha-Arajara
CE-356, Pernambuquinho-Guaramiranga
CE-538, Pico Alto
CE-288, da BR-116 à Aurora
CE-138, Morada Nova-Cristais
CE-366, Lagoa do Mato-Macaoca
CE-085, Aracatiara-Itarema

Prontas, e em processo de sinalização:

CE-138, Iracema-Ereré
CE-353, Praia do Uruaú-Praia da Barra
CE-040, Aquiraz-Fagundes
CE-156, BR-222 ao Sítio Novos
CE-085, Jijoca de Jericoacoara-Granja
CE-168, Praia da Baleia-Itapipoca
CE-375, Iguatu-Quixelo
CE-176, BR-020, Tauá a Arneirós
CE-384, BR-116 com a divisa do Ceará com a Paraíba, Milagres-Mauriti
CE-240, Caioca (entrocamento com a CE-178) Sobral

16 pavimentações com obras já iniciadas:

CE-085, Caucaia-Quatro Bocas-Paracuru
CE-168, Itapipoca-Itapajé
CE-085, Chaval com a divisa do Ceará com Pernambuco e Piaui
CE-311, Granja-Viçosa
CE-166, Jucás-Tarrafas
CE-153, Icó-Iguatu
CE-166, Nova Olinda-Santana do Cariri
CE-153, Cascudo-Cedro
CE-257, Salitre de Canindé-Santa Quitéria
CE-257, Santa Quitéria-Hidrolândia
CE-265, Ararendá-Poranga
CE-176, Arneirós-Antonina do Norte
CE-187, Novo Oriente-Quiterianópolis
CE-494, Crato à divisa do Ceará com Pernambuco
CE-364, entre as CE-311 e CE-354 de Granja
CE-085, Camocim-Chaval

E outras que serão iniciadas em Janeiro/2020:

CE-364, Moraújo-Coreaú
CE-265, Nova Russas-Ararendá
CE-364, Coreaú-Aprazível (Sobral)
CE-364, Granja-Uruoca