Bombeiros ofertam cursos gratuitos de prevenção a acidentes de surf e kitesurf

13 de dezembro de 2019 - 09:31 # # #

Daniel Herculano - Texto
Ronaldo Gusmão - Fotos

Com o intuito de reduzir o número de incidentes aquáticos e alertar os praticantes de surf e kitesurf que lotam as praias do Ceará, nesta época de final de ano, bombeiros do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) iniciaram cursos gratuitos de prevenção a acidentes. Os cursos, nomeados de Surf Salva e Kitesurf Guarda Vidas, visam à capacitação de surfistas em técnicas de prevenção e primeiros socorros para a recuperação das vítimas de afogamento. Além de reduzir acidentes, os cursos também oportunizam aos surfistas e kitesurfistas um treinamento técnico em emergências aquáticas e criam uma cultura de prevenção no esporte, noções de atendimento hospitalar, salvamento aquático e avaliação de risco no esporte.

O projeto Surf Salva deu início, na última essa segunda-feira (09), a uma nova turma, formada por 30 alunos, na Prainha, no município de Aquiraz. O projeto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) se desenvolve em turmas que perfazem 16 horas de instrução e visa à capacitação de surfistas em técnicas de prevenção e primeiros socorros para a recuperação das vítimas de afogamento.

“A nossa preocupação é reduzir o número de afogamentos e o projeto é uma das mais poderosas formas de contribuir. O curso tem conteúdo teórico e prático de quem conhece e está na praia todos os dias prevenindo, salvando e aplicando os primeiros socorros. É realizado em linguagem simples e fácil de ser transmitida. Ao ensinar surfistas, que estão todos os dias nas praias de nosso litoral junto com os guarda-vidas, nas formas de ajudar a prevenir, salvar e a aplicar o suporte básico de vida, sem que para isto se torne uma vítima da situação. Desta forma multiplicamos o conhecimento, resultando em milhares de vidas salvas em nossas praias”, explica o idealizador do Surf Salva no Ceará, o tenente coronel José Cláudio Barreto.

O curso é ministrado sob demanda. É realizado por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) e tem duração de quatro dias. O Surf Salva tem carga horária de 16 horas/aula, sendo coordenado pelo tenente coronel José Cláudio Barreto, já o curso Kitesurf Guarda Vidas tem duração de 24 horas/aula, sob a supervisão do tenente coronel Gledson Rodrigues.

“Percebemos a evolução dos esportes aqui no Ceará, principalmente na área do Cumbuco e na Praia do Cauipe. Desde então, começamos a atender algumas ocorrências. E pensamos, por que os guarda-vidas não aprendem a velejar para entender o esporte, prevenir acidentes e realizar salvamentos com conhecimento de causa? Hoje, já pensamos em indicar locais adequados para a prática do esporte e delimitar áreas de pouso e decolagem, pois a nossa maior preocupação é o banhista”, explica o idealizador do Kitesurf Guarda Vidas.
O programa do curso Surf Salva aborda também treinamento em salvamento aquático, utilizando a própria prancha de surf, atendimento pré-hospitalar para afogado, em que o surfista é treinado para abordar e retirar a vítima do mar, podendo utilizar a sua prancha, além dos primeiros socorros.

Projetos

O Surf Salva foi baseado em um projeto similar original do Rio de Janeiro e desde 1998, entre mulheres e homens, já formou, no Ceará, quase seis mil jovens que contribuem na prevenção e resgate no mar. “A cada nova turma, vemos uma ampliação da capacidade do Corpo de Bombeiros de atuar na prevenção ao afogamento no mar. É uma rede de colaboradores que temos formado há mais de 20 anos e que já se revelou ser muito útil para prevenir acidentes e salvar vidas”, relata o comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do CBMCE.
Já o Kitesurf Guarda Vidas iniciou no Ceará no final de 2013, conta com seis bombeiros-instrutores e já formou quase 300 pessoas no total. “Muitos dos nossos alunos são atletas e praticantes de outros países que exaltam nunca terem visto esse tipo de serviço fora do Brasil. Essa novidade eles levam consigo e tentam multiplicar em seus países de origem. Nossa próxima turma será dia 15 de dezembro, em Jericoacoara, com 20 alunos já confirmados”, lembra tenente coronel Gledson Rodrigues.
Os interessados em participar dos projetos, desenvolvido em diferentes praias a cada turma, devem entrar em contato com o CTDH, pelo telefone (85) 3101.6585.

Pulserinhas

Além das ações Surf Salva e Kitesurf Guarda Vidas, o Corpo de Bombeiros continua com seu trabalho de distribuição de pulseirinhas de identificação para crianças, abordando diretamente os pais na praia. No período de alta estação, com o aumento da frequência de público no litoral, é comum que as crianças se percam dos seus pais e acabem buscando ajuda junto aos bombeiros ou aos proprietários de barracas. Nas pulseiras, deve haver o nome da criança, o contato e o local onde os responsáveis se encontram, o que facilita a localização e a devolução de suas crianças.