Chamamento público da SAP reúne empresas interessadas em abrir unidades dentro sistema prisional

18 de dezembro de 2019 - 13:39 # # #

Ascom SAP

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (18), na Secretaria da Administração Penitenciária, o chamamento público para empresas que desejam se instalar no sistema penitenciário do Ceará. Em reunião com o secretário Mauro Albuquerque, os membros da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso realizaram a abertura dos envelopes com as propostas dos empresários, também presentes na sede da SAP.

O secretário Mauro Albuquerque comentou sobre a importância de mais empresas dentro do sistema penitenciário e a expectativa para o próximo ano. “Esse contato é fundamental e está apenas no começo. Essas empresas que estão chegando no sistema nos dá uma expectativa de mais 400 vagas de emprego para os internos, e em diversas áreas, como costura, lavanderia, entre outros. É um futuro promissor para o sistema e para os presos que estão dentro das unidades prisionais, que além de ter um emprego, eles também recebem a qualificação necessária para exercer o trabalho. E isso não vai influenciar só na questão do desemprego no estado do Ceará, mas também ajuda de maneira concreta a ressocialização dessas pessoas”, ressalta.

A coordenadora da Cispe, Cristiane Gadelha, destaca o crescimento no número de empresas dentro das unidades prisionais do Estado. “Agora seremos um time de 11 empresas trabalhando dentro do sistema penitenciário cearense. É um momento muito importante e de aumento na empregabilidade no interior dos presídios e ajudando na ressocialização dos detentos”, disse a coordenadora.

Já presente no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, a Diageo, empresa da Ypióca, ampliará o número de internas na empresa, como explica a Coordenadora de Relações Corporativas da Diageo, Darlene Oliveira. “O Tecendo Futuro foi implantado esse ano e é um projeto bem estruturado, que nos dá bons resultados, e entendemos que seria muito importante essa ampliação. Além de nos ajudar na empresa, nós também vemos pelo lado das internas, que terão mais capacitação, oportunidade e geração de renda para essas mulheres”, relata.

Gerente geral da unidade da Malwee no Ceará, Wesley Sousa, comenta a importância do investimento em pessoas. “Está no DNA da Malwee a sustentabilidade, mas não apenas no meio ambiente, mas dá sociedade em geral, e nós vamos trabalhar isso dentro das unidades prisionais. É uma forma dar sustentabilidade a condição humana e assim queremos dar uma oportunidade para essas pessoas que estão encarceradas e com certeza será uma ótima parceria”, acredita o gerente.

Oito empresas aderiram ao Edital e assinaram a ATA com propostas para entrarem dentro do sistema penitenciário. Além dos postos de empregos que levarão para as unidades prisionais, as empresas também qualificarão os detentos antes do início do trabalho. Após a assinatura da ATA, as empresas terão seus documentos analisados pelo setor jurídico da Sap e, posteriormente, se estiver dentro dos parâmetros legais, assinarão o termo oficial para iniciar o trabalho dentro das unidades prisionais.

Nesse chamamento público as unidades contempladas são: Centro de Detenção Provisória (CDP), Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim, Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis), Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) e Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF).