Professores da UVA têm artigo publicado em revista da Associação Europeia de Recursos Hídricos

23 de dezembro de 2019 - 10:35 # # # # #

Ascom da UVA

Os professores do Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Gustavo Paiva Weyne Rodrigues e Luís Henrique Magalhães Costa, tiveram artigo publicado na edição de novembro de 2019 da revista científica Water Resources Management, da European Water Resources Association – EWRA (Associação Europeia de Recursos Hídricos). Intitulado “Um algoritmo de busca em profundidade para a otimização do traçado de redes hidráulicas por gravidade”, o artigo tem como coautores, o engenheiro civil Guilherme Marques Farias e o professor Marco Aurélio Holanda de Castro (UFC).

O artigo apresenta a utilização de um algoritmo computacional como meio de reduzir profundidades em redes hidráulicas por gravidade. “O objetivo é aplicá-lo em projetos reais de redes de esgoto e drenagem, por exemplo, com o objetivo de otimizar o fluxo da rede reduzindo, assim, os custos com escavação devido às profundidades”, explica o Professor Gustavo Weyne.

A Revista Water Resources Management tem classificação A1 (Engenharias I) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para as versões on-line e impressa. O resumo do artigo está disponível na página da Water Resources Management.