Urca obtém concessão da Rádio Universitária 94.3 FM

26 de dezembro de 2019 - 11:03 # # # # #

Ascom da Urca

A Universidade Regional do Cariri (Urca) tornou-se a primeira instituição de ensino superior do interior cearense a ter a concessão, por 10 anos, da Rádio Universitária Urca, que funcionará na frequência 94.3 FM. A conquista é comemorada por toda a comunidade acadêmica, diante do caráter educativo e cultural do novo veículo.

O reitor da Urca, Francisco do O’ de Lima Júnior, esteve participando, no final de novembro, de reunião em Brasília, junto à Direção de Radiodifusão Educativa, Comunitária e de Fiscalização, para solicitar a instalação definitiva da Rádio Universitária Urca, que atualmente funciona com seu estúdio no campus São Francisco da Urca, no Bairro Pinto Madeira, na cidade do Crato, na frequência 94.3 FM. E no último dia 18, assinou, no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a concessão por 10 anos.

Histórico

O Projeto para a instalação da Rádio Universitária teve impulso durante a gestão do então reitor Plácido Cidade Nuvens, com a inserção de recursos por meio do Monitoramento das Ações e Projetos Prioritários – Investimentos – Mapp, destinados aos estudantes. No período da gestão da reitora Otonite Cortez, em que o atual reitor era Pró-Reitor de Administração, foram adquiridos os equipamentos. E foi consolidada a instalação já em caráter experimental para funcionamento, na administração do então reitor Patrício Melo.

Segundo o reitor Lima Júnior, foram vencidas todas dificuldades. “A partir de agora é tocar para a frente essa tão relevante conquista para a Universidade e a comunicação do Cariri, contribuindo de forma inequívoca para uma informação de qualidade, expansão do conhecimento e fortalecimento da cultura da nossa região”, afirma Lima Júnior.

Saiba mais

A Rádio Universitária Urca foi criada o âmbito da estrutura da Universidade Regional do Cariri, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, a partir da aprovação do Regimento Geral, em reunião na Sala dos Conselhos, em 29 de abril de 2019.

É uma emissora de radiodifusão em Frequência Modulada 94.3, com autorização de funcionamento nos termos da legislação em vigor, e transferência de responsabilidade de gestão à Fundação Universidade Regional do Cariri.

O funcionamento da Rádio Universitária se regerá por Regimento, pelas normas do Conselho Técnico, Administrativo e de Programação e Produção e da sua diretoria geral, pelas normas da Urca e pela legislação pertinente em vigor, para fins sociais, de divulgação científica e promoção dos eventos nas áreas de cultura e cidadania.

A Rádio Universitária tem por finalidade a prestação de serviços de radiodifusão pública e serviços conexos, observados os princípios e objetivos na Lei em vigor no Brasil. Possui natureza educativa, com fins de laboratório de ensino, pesquisa e extensão da Urca.