Terapia Intensiva do HM zera casos de infecção com projeto de Segurança do Paciente

27 de dezembro de 2019 - 15:43 # # # # #

Jessica Fortes - Ascom do Hospital de Messejana

Mais vidas salvas, média de permanência hospitalar reduzida e pacientes voltando para o convívio familiar em menos tempo, foram alguns dos resultados obtidos pelo Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública da saúde do Governo do Ceará, após integrar o Projeto Colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” Proadi-SUS.

O objetivo principal da colaborativa era reduzir em 50% as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Entre elas, a infecção primária de corrente sanguínea associada ao uso de cateter venoso central (IPCSL), pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) e a infecção do trato urinário associada ao cateter vesical (ITU-AC).

Com a adoção de novos protocolos e o engajamento de toda a equipe da UTI Respiratória Adulto (UTIR), o HM, conseguiu zerar a incidência de casos de infecções relacionadas à assistência. As mudanças começaram em 2017, junto com o projeto.

Expansão do cuidado

Em dezembro de 2019, mês que marcou o fim da colaborativa, os resultados superaram as metas estabelecidas. A UTIR, unidade piloto do projeto, conseguiu reduzir em 100% os casos de infecção primária de corrente sanguínea associada ao uso de cateter venoso central (IPCSL), pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) e a infecção do trato urinário associada ao cateter vesical (ITU-AC), estando atualmente com zero infecções na unidade.

“A implantação dos protocolos de segurança do paciente, os treinamentos e a motivação constante dos profissionais de saúde, além do monitoramento dos dados, foram fundamentais para o alcance dos resultados. Não tivemos aporte financeiro, apenas mudamos os processos de trabalho”, destaca Celiane Muniz, gerente de enfermagem do Hospital de Messejana.

Com as ações de prevenção e redução dos índices de infecções, a unidade, contabilizou em 2019, uma redução estimada de R$1.012.818, em custos com internação, sem considerar os custos com farmácia, banco de sangue e imagem, por exemplo. Além do valor economizado, em 2019, a média de permanência na UTIR teve redução, passou de 12, para 10 dias, consequentemente, 47 pacientes a mais foram atendidos na Unidade.

“Esses resultados começam desde a limpeza do leito, antes mesmo do paciente chegar à UTI, e demonstram o trabalho de uma equipe integrada e comprometida. Alcançar estes índices nos coloca como uma das UTIs do país com excelência no cuidado com o paciente. São mais vidas salvas, pacientes voltando mais cedo para casa e isso é humanização”, parabenizou o diretor Médico, Ricardo Martins.

Referência Nacional

O Hospital do Coração de São Paulo, é responsável por capacitar e monitorar todo o trabalho da equipe e realizar visitas presenciais a cada quatro meses. Com os resultados obtidos na colaborativa, a UTIR passou a ser referência em todo o país. No início de dezembro, os profissionais de Messejana foram convidados pelo Hospital do Coração de São Paulo, a relatar a experiência exitosa em outras unidades de saúde.

“Foi um grande trabalho de conscientização, em todas as áreas e o que antes parecia ser impossível, agora servirá de exemplo para outras unidades de saúde. Nós conseguimos e os nossos pacientes são os mais beneficiados neste processo”, comemora o chefe de enfermagem da unidade, Renato Bezerra.

Colaborativa

O Projeto Colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, em parceria com Hospital Moinhos de Vento (RS), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), Hospital Israelita Albert Einstein (SP), Hospital Sírio Libanês (SP) e Hospital do Coração (SP).

O Hospital de Messejana foi um dos 119 hospitais públicos selecionados em todo o Brasil para integrar o Proadi-SUS. O Institute for Healthcare Improvement (IHI) está sendo o grande mentor do método utilizado para implantação das mudanças. A instituição é referência internacional em melhores práticas de saúde para o paciente.