CGE realizou 105 atividades de auditoria em 2019

2 de janeiro de 2020 - 16:23 # # #

Ascom CGE

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou 105 atividades de auditoria em 2019. Entre as atividades estão a realização de auditorias especializadas em obras públicas; auditorias especiais de Apuração de Denúncia; auditorias em projetos financiados pelo Banco Mundial – Programa para Resultados (PforR) e Projeto São José III; auditoria especial de Inspeção; e a emissão de 97 relatórios de Controle Interno sobre as Contas de Gestão de 2018, em parceria com a Coordenadoria de Controladoria (CCONT).

“Podemos apontar também como destaques em 2019, a realização de uma atividade de conformidade na Gestão do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Camocim, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará; e o desenvolvimento de trilhas de auditoria, em parceria com a CCONT, a serem monitoradas quando da elaboração dos relatórios de Controle Interno sobre as Contas de Gestão de 2019”, ressaltou a auditora de controle interno, Emiliana Leite.

“Ainda trabalhamos na elaboração de um programa de controle de contratos de terceirização que deverá dar suporte à atuação das Assessorias de Controle Interno dos Órgãos e Entidades do Poder Executivo Estadual. Além disso, capacitamos nossos auditores em Auditoria de Desempenho (Operacional), com vistas à implantação de modelo de auditoria de desempenho”, complementou.

Manual de Obras Públicas

Procurando garantir a boa e regular aplicação dos recursos públicos do Estado, a CGE reforçou em 2019 a divulgação e apresentação do “Manual de Obras Públicas e Serviços de Engenharia”. A CGE realizou uma capacitação sobre o Manual – Partes I e II e Anexo I (Obras de Edificações) – para os profissionais da Superintendência de Obras Públicas (SOP) responsáveis pela fiscalização, acompanhamento e gerenciamento de obras públicas e serviços de engenharia geridos pelo Estado do Ceará.

O Manual foi elaborado por auditores de controle interno da CGE, em conjunto com técnicos da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e do então Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE). A publicação tem como objetivo orientar os órgãos e as entidades do Poder Executivo Estadual quanto aos procedimentos a serem adotados na execução e na fiscalização de obras e serviços de engenharia contratados com recursos públicos estaduais.