SSPDS registra redução de roubos e furtos durante Réveillon de Fortaleza na Praia de Iracema

2 de janeiro de 2020 - 17:44 # # # #

Ascom SSPDS

Durante o Réveillon de Fortaleza no Aterro da Praia de Iracema, que contou com a presença de mais de 1,2 milhão de pessoas, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) registrou números positivos em toda a região, que está inserida na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) da Capital. Conforme divulgado anteriormente pela pasta, mais 800 profissionais das vinculadas (Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros) foram mobilizados para atuarem em um esquema especial de segurança para a chegada de 2020.

Entre as estatísticas positivas estão os números dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), que engloba todos os tipos de roubos, exceto latrocínio. No Réveillon 2018/19 foram 27 casos. Nas festividades de 2019/20, esse número reduziu para nove, o que corresponde à diminuição de 66,7%. Já no balanço dos furtos, a retração foi de 28%, indo de 175 casos para 126. As estatísticas correspondem ao horário de 16h30 do dia 31 de dezembro até as 6 horas do dia 1º de janeiro.

Além de policiamento em viaturas, os agentes também atuaram a pé, em motocicletas, em bicicletas e montados em cavalos. A área contou ainda com uma Plataforma de Observação Elevada (POE) e três bases móveis, além do apoio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS.

Um exemplo de ação policial efetiva foi o trabalho realizado por policiais militares lotados no Comando de Policiamento de Choque (CPChoque). Na ocasião, os agentes de segurança estavam em patrulhamento durante a festa de réveillon quando ao passarem pela Rua Atualpa Barbosa Lima, avistaram Fabrício Mendes Ribeiro (29), paraense, e Anderson Carlos Caires Costa (27), maranhense, em atitude suspeita. Após uma abordagem à dupla, as equipes encontraram 39 aparelhos celulares, uma câmera digital, um relógio e dinheiro. De acordo com as informações repassadas aos policiais, todos os materiais são oriundos de furtos. O caso foi levado ao 2° Distrito Policial (DP), onde os homens ficaram presos e os bens estão sendo restituídos às vítimas.