Aeroporto de Aracati recebe certificação definitiva da Anac

3 de janeiro de 2020 - 12:09 # # # #

Ana Flávia Gomes - Ascom SOP

O ano de 2020 começa com mais um importante passo para a consolidação do Aeroporto Regional de Canoa Quebrada (Dragão do Mar), em Aracati, no âmbito da aviação comercial. É que o equipamento, gerido através da Superintendência de Obras Públicas (SOP), recebeu a certificação definitiva emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para esse tipo de operação. O Certificado Operacional de Aeroporto foi concedido através da Portaria Nº. 3.971/SIA, de 27 de dezembro de 2019.

Segundo Claudio Sampaio, gerente de Programas e Operações Aeroportuárias da SOP, isso faz com que “o Aeroporto Dragão do Mar, localizado em Aracati, possa continuar realizando os voos da aviação regular e expandir toda a capacidade que tem para dar suporte às operações de transporte aéreo”.

Com as condições exigidas atestadas pela Anac, o equipamento firma a autorização para contar com voos da aviação comercial. A pista tem 1.800 metros de comprimento por 30 metros de largura, o que permite a operação de aeronaves como o Boeing 737-700 – com capacidade para até 138 passageiros – e o Embraer-195 – até 118 passageiros.

“O processo de certificação dos aeroportos normalmente tem duas grandes fases. A primeira é uma inspeção inicial para a certificação provisória, que foi feita em 2018, envolvia basicamente a avaliação de infraestrutura e permitiu o início dos voos da aviação regular no local. A segunda fase, que ocorreu em novembro do ano passado, foi referente à certificação definitiva e observou processos rotineiros de condução das operações”, explica Claudio Sampaio.

O terminal tem capacidade para até 200 mil passageiros por ano. Atualmente, a Azul Linhas Aéreas realiza três frequências semanais para Aracati através de Recife, com avião ATR-72 para até 70 pessoas. No fim de fevereiro, começam os voos realizados pela TwoFlex em parceria com a GOL Linhas Aéreas, o que aumenta a projeção do fluxo de passageiros no Aeroporto de Aracati. Ainda em novembro, o balanço de movimentação apontava 4.510 embarques ou desembarques. Os dados de todo o ano de 2019 serão divulgados na próxima semana.