Vítima de afogamento na Praia do Futuro agradece aos profissionais da segurança pública pelo resgate

3 de janeiro de 2020 - 17:15 # # #

Ascom SSPDS

No primeiro dia do ano, o casal de turistas da cidade de São Paulo, Wanderleya Maria Vieira Vinuto (53) e Maurício Allegretti Nunes (48), foi aproveitar o feriado na Praia do Futuro – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza – e um mergulho no mar quase termina de forma trágica. “Em certo momento, eu não conseguia sentir os pés no chão”, descreve Wanderleya. Ela e seu marido estavam se afogando quando uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) avistou a situação. Os bombeiros realizaram os primeiros procedimentos do resgate, que também contou com o apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

“A partir de agora o nosso segundo aniversário será no dia 1º de janeiro. Agradecemos por todo o profissionalismo e o mais importante, o carinho, cuidado e segurança que os profissionais nos transmitiram. O atendimento de todos foi excelente, rápido e eficiente, eles foram essenciais para salvar nossas vidas. Gostaria de agradecer também ao banhista que viu o nosso sufoco e teve a decisão rápida de chamar os socorristas”, relata uma das vítimas.

De acordo com os bombeiros, a ocorrência iniciou por volta de 12h30 dessa quarta-feira (1º), quando uma equipe da torre de observação avistou o casal dando indícios de que estavam se afogando, em um ponto da praia localizado na Avenida Clovis Arrais Maia. As vítimas foram resgatadas do mar e trazidas para a faixa de areia, onde receberam os primeiros socorros. Uma equipe da Ciopaer, que estava sobrevoando a área no momento da ação, também prestou socorro. Após os primeiros procedimentos serem realizados, o casal foi levado para uma unidade hospitalar por uma viatura de resgate do CBMCE e passam bem.

Para um dos bombeiros que participou da ocorrência, Clayrton Kayron da Rocha Paiva, no dia tinha um grande fluxo de banhistas na praia e a equipe de bombeiros, responsável pela prevenção e salvamento aquático na área, já tinha atendido outras ocorrências como crianças perdidas e pessoas machucadas. “O serviço acontecia com certa tranquilidade até o momento que avistamos duas pessoas no mar bem afastadas da faixa de areia e quando estávamos nos aproximando do local, um rapaz avisou que tinha um casal se afogando. Rapidamente, entramos no mar, que estava com ondas fortes, para auxiliar e salvar a vida das vítimas. Me sinto gratificado por contribuir que uma família volte ao seu lar com segurança”, declara Clayrton.

O policial militar Marcos Rios Caneiro conta que no dia estava na equipe de patrulhamento na Praia do Futuro no helicóptero da Ciopaer quando os tripulantes visualizaram que os bombeiros estavam resgatando um casal no mar. “Ficamos sobrevoando próximo ao local para apoiar todo o resgate e depois pousamos para auxiliar nos primeiros socorros às vítimas. Tinha um médico na equipe que contribuiu no atendimento”, disse Marcos. Ele reitera a importância para os banhistas ficarem atentos às orientações de segurança.