Parcerias com países reforçam estratégia do Ceará

8 de janeiro de 2020 - 14:02 # # # # # # #

Paola Vasconcelos - Ascom Assessoria para Assuntos Internacionais - Texto
Carlos Gibaja - Foto

Estados Unidos, China, França, Portugal, Itália, Alemanha, Singapura, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Luxemburgo, Nicarágua e Vietnã foram países que conheceram, em 2019, as potencialidades do Ceará, seja através de missões oficiais do Governo ou de visitas diplomáticas desses países ao Estado. Consolidando-se como um ponto estratégico no Brasil de entrada e saída para o mundo, o Ceará vem buscando novos parceiros nos diversos continentes para impulsionar áreas de seu desenvolvimento social e econômico.

O processo de internacionalização da economia do Ceará já é uma realidade. O governador Camilo Santana capitaneou importantes projetos de origem internacional que estão em pleno de desenvolvimento, tais como a Trinca de Hubs – o hub de conexões aéreas da Air France-KLM-Gol; o hub tecnológico com uma central de cabo de dados liderada pela multinacional Angola Cables passando pelo Ceará; e o hub portuário, com a entrada da Port of Rotterdam como acionista no Porto do Pecém. Além disso, atuando também de forma transversal com as demais secretarias e órgãos estaduais, a Assessoria para Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, vem estimulando cada vez mais o relacionamento com parceiros estratégicos nos países visando a geração de novas oportunidades, que possam agregar experiências de sucesso ao Ceará.

De acordo com o secretário para Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, Cesar Ribeiro, em 2019, várias portas foram abertas ao Estado, tendo à frente o governador Camilo Santana mostrando porque o Ceará é um local estratégico para receber investimentos e parcerias internacionais. “Quando o Ceará se lança ao mundo para mostrar seu potencial, fortalece suas relações internacionais e suas conexões com governos, pessoas e instituições e estamos fazendo muito mais do que diplomacia e prospecção de investimentos, estamos também trocando experiências e buscando aprender com situações exitosas. Temos a oportunidade de conhecer o que melhor se pratica no mundo na área da inovação tecnológica, educação, saúde, segurança pública, pesquisa, gestão. E essa troca traz muitos resultados positivos”, destacou Ribeiro.

Em 2019, o Governo do Ceará realizou missões aos Estados Unidos, Portugal, China, Cingapura, Espanha, Alemanha, França e Itália. Nessas missões destacam-se ações nas áreas da educação; infraestrutura; saúde; segurança pública; atração de investimentos; gestão, entre outras. Em contrapartida, o Governo do Ceará recebeu visita de embaixadores da Áustria, Bélgica, China, Dinamarca, Itália, Luxemburgo, Nicarágua e Vietnã, além de cônsules da Argentina, Cuba, França e Estados Unidos.

Em âmbito local, o Governo do Ceará promoveu uma aproximação com a Sociedade Consular, formada por representações de 24 consulados honorários dos países Alemanha, Áustria, Bélgica, Belize, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Equador, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Itália, México, Noruega, Peru, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça e Uruguai.

Educação: intercâmbios

Na área da Educação, os destaques estão no primeiro intercâmbio cultural realizado com uma turma de dez alunos e a diretora da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Almiro da Cruz, localizada em Barbalha, que participaram da “”- Semana Internacional de Intercâmbio Cultural e Artístico de Jovens, em Dalian, na China, que aconteceu de 14 a 19 de agosto, com participação de cerca de 20 países. A ação aconteceu graças a um Protocolo de Intenções assinado em abril de 2019 pelo governador Camilo Santana, entre Governo do Ceará e o Governo Municipal de Dalian para realizar o intercâmbio de jovens estudantes. De acordo com o secretário Cesar Ribeiro, a expectativa é que esse protocolo seja ampliado para as áreas de esportes, após missão da vice-governadora Izolda Cela e da secretária da Educação do Estado, Eliana Estrela, à Dalian, em novembro de 2019, quando conheceram o sistema de educação chinês nos diversos níveis.

Em Singapura, país que hoje é referência em educação no mundo, no mês de setembro de 2019, o Governador, a vice-governadora Izolda Cela e o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, participaram do Encontro sobre Gestão de Pessoas e Educação, promovido pela Fundação Lemann.

Para 2020, na área da educação, a expectativa está no programa Estudar Fora, que proporciona aos estudantes de Ensino Médio da rede estadual participarem de cursos de idiomas no exterior. Juntamente com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), a Assessoria para Assuntos Internacionais vem atuando junto às autoridades diplomáticas para a operacionalização do intercâmbio.

Segurança pública: experiência positiva do Ceará em destaque em Harvard

Na área da segurança pública, o destaque ficou por conta da participação do governador Camilo Santana na Brazil Conference at Harvard & MIT, nos Estados Unidos, em abril de 2019, quando participou da sessão “+Segurança: estratégias para superação da criminalidade”, apresentando o trabalho realizado no Estado para redução dos índices de criminalidade. Além disso, em setembro, na Alemanha, o Governador visitou as empresas Airbus e Magirus-Deutz. O Governo do Ceará comprou três viaturas do tipo Autoescada Mecânica Magirus para reforçar a atuação dos Bombeiros. Já com a Airbus, negocia a compra de mais dois helicópteros modelo Airbus Helicopters Deutschland H135 Helionix da empresa Airbus Helicopters.

Na China, em abril, o governador conheceu tecnologias de monitoramento de segurança nas empresas Dahua e Huawei, líderes no mundo em tecnologia de equipamentos de segurança.

Gestão: governo digital

Na área da gestão, o destaque são as ações visando o Governo Digital. O assunto foi tratado pelo governador Camilo Santana durante visita do embaixador da Dinamarca, Nicolai Prytz, ao Ceará. A Dinamarca há muitos anos já adotou o Governo Digital e é interesse deste país trocar experiências com o Ceará sobre esse assunto. De acordo com o secretário Cesar Ribeiro, a Assessoria já vem atuando visando essa troca, com ações previstas para o decorrer de 2020.

Consórcio Nordeste

Na área da atração de investimentos e desenvolvimento regional, destaca-se a missão do Consórcio Nordeste, em novembro de 2019, que reuniu os governadores dos estados nordestinos em viagem à França, Itália e Alemanha em busca de projetos e parcerias para fortalecer a região junto a governos, empresas, instituições e fundos de investimentos. Nessa missão, projetos estratégicos para o desenvolvimento do Ceará nas áreas do recursos hídricos, energias renováveis, turismo estiveram em pauta.

Já na China, em abril de 2019, o Governo do Ceará assinou Acordo de Cooperação com a empresa chinesa da área da saúde e apresentou a estrutura do Complexo Industrial e Portuário do Pecém a grupos empresariais na área petroquímica e naval. Em julho de 2019, o Governador recebeu comitiva chinesa formada por representantes da gestão municipal de Dalian para dar continuidade aos acertos de parcerias em diversas áreas entre o Governo do Ceará e a China, como políticas voltadas à educação e ao desenvolvimento econômico, iniciadas em abril do mesmo ano.