Detran oferece palestras gratuitas para empresas e instituições

9 de janeiro de 2020 - 14:15 # # # #

Joseane Oliveira - Texto
Ascon Detran - Fotos

Palestra do Detran para empresas e instituições

Para mudar a realidade no trânsito é preciso falar sobre ele. O assunto deve estar presente nas salas de aula, na imprensa, nas empresas e em todas as oportunidades possíveis de abordá-lo como forma de criar uma consciência coletiva sobre a responsabilidade de cada um na segurança viária.

É preciso falar sobre o trânsito para motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, de diferentes idades, levando informação como forma de transformação dessa realidade que ainda vivemos de desrespeito, gerando acidentes e violência. Esse é um dos principais objetivos da Escola de Educação para o Trânsito do Detran-CE que, através das várias atividades que realiza, busca mudar comportamentos e melhorar o trânsito do Ceará.

O mais novo serviço ofertado pela Escola são as palestras gratuitas para empresas e instituições. Com o tema: “Minha Escolha faz a Diferença”, os educadores dão dicas sobre como evitar os principais riscos de acidentes de trânsito e o quanto o comportamento de cada um interfere na segurança de todos. Apenas em 2019, mais de 20 mil pessoas assistiram as palestras dos educadores do Detran-CE e centenas de empresas demonstraram sua preocupação com a segurança dos colaboradores.

Wellington Borges, eletricista da ENEL, participou de uma das palestras realizadas na sede da empresa e conta o que mais lhe marcou. “Quando se falou na volta para casa para encontrar a alegria do seu filho, isso mexeu comigo, pois é o meu bem mais precioso. Estou mais consciente do cuidado que devo ter ao dirigir, de manter a distância regulamentar e não utilizar celular, pois quero voltar inteiro, ao
final do dia, para abraçar o meu filho. A palestra mudou minha forma de pensar e de agir”, conclui.

Ubiratan Teixeira, Diretor da Escola de Trânsito do Detran-CE explica que este trabalho já é um sucesso e deve ser ampliado em 2020. “Nossos educadores são treinados para levar informação e despertar nas pessoas esse sentimento de colaboração e de auto-cuidado. Somos parceiros de todos aqueles que querem melhorar o trânsito, por isso, estamos à disposição da sociedade para oferecer este serviço.”

É comum que as palestras sejam realizadas em momentos em que a própria empresa já está realizando alguma programação específica como semana interna de prevenção de acidentes de trabalho (SIPAT) ou datas comemorativas como Dia do Motorista, entretanto, elas são ofertadas pelo Detran o ano inteiro e podem ser adaptadas à realidade de cada empresa ou para públicos específicos como idosos, gestantes, mulheres, etc.

As palestras são gratuitas e estão disponíveis para todo o estado com formação de turmas a partir de 40 pessoas. A empresa solicitante deve disponibilizar apenas o local para realização da palestra e kit multimídia para a apresentação. Para solicitar uma palestra entrar em contato através do e-mail educacaodetransito@detran.ce.gov.br ou telefone (85)3101.5898.

Serviço

Palestras sobre Segurança e Cuidados no Trânsito
Como solicitar: e-mail para educacaodetransito@detran.ce.gov.br ou
pelo telefone (85)3101.5898.
Requisitos:
– Turmas a partir de 40 pessoas
– Disponibilizar local para realização da palestra e kit multimídia
para a apresentação