Bombeiros dão dicas de como se prevenir de raios durante tempestade

10 de janeiro de 2020 - 15:54 # # # #

Ascom SSPDS

A Enel Distribuição Ceará registrou, por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta, 5.601 raios, somente do dia 1º de janeiro até a última quarta-feira (8), em todo o estado. Cerca de 60% foram registrados somente neste meio de semana.

Alguns pensam que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Outros dizem que a melhor maneira de se proteger de uma descarga elétrica é permanecer dentro de um automóvel. Para esclarecer a forma mais segura de se proteger, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) sugere orientações imprescindíveis de como reagir diante dessa situação.

Segundo o capitão Aluízio Souza Freitas, responsável pelo setor de Preparação para Desastres, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil/CBMCE, a orientação é de que ao perceber as nuvens carregadas, é recomendado que tenha cuidado em áreas abertas. “A dica é abrigar-se em um ambiente fechado, tais como casas, comércios, industrias, veículos ou instalação subterrânea, como metrô. Se estiver dentro do veículo, orientamos que não saia e feche os vidros, não encoste em partes metálicas. Outra dica é que evite lugares abertos como estacionamentos, praias e campos de futebol. Caso não haja nenhum abrigo por perto, fique agachado, com os pés juntos, até a tempestade passar e não deite no chão. Se estiver na praia, rio, lago ou piscina orientamos que retire-se imediatamente da água. Também é importante manter a distância de lugares ou objetos altos, como árvores, postes, quiosques, caixa d’água, torres, antenas e de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de alarme ou cercas em sítios e fazendas”, comentou o bombeiro.

A recomendação é não soltar pipas e não carregar objetos, como canos e varas de pesca, além de evitar andar de bicicleta, carro sem capota (conversível), motocicleta ou cavalo. Os raios são muito perigosos, podem causar lesões e até serem fatais. Embora as chances de atingir uma pessoa sejam pequenas, é importante sempre estar atento. Nem sempre as mortes e ferimentos estão associados à descarga de um raio diretamente em uma pessoa, esses danos podem ser causados por efeitos indiretos, como a queda de um raio próximo ao local onde a vítima esteja.

“Caso a vítima esteja desacordada, orientamos que seja iniciado uma massagem cardiorrespiratória e ligue em algum desses números 190, 193 ou 192”, orientou o capitão.

Raios e tempestades, como se proteger

Em uma tempestade de raios existe uma intensa atividade elétrica no interior das nuvens, com grande desenvolvimento vertical. No Ceará, esses eventos adversos são mais comuns nos meses de maior concentração de chuvas, de dezembro a maio.

Se estiver na rua, o que fazer?

– Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, tais como pequenas construções não protegidas, tendas e barracos;

– Evite estruturas altas tais como torres de linhas telefônicas e de energia elétrica.

– Evite utilizar veículos automotores sem capota, motocicletas e bicicletas;

– Evite ficar próximo a postes e outras estruturas altas, bem como da fiação elétrica e telefônica;

– Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas férreas e outras estruturas metálicas;

– Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, praias, quadras esportivas e estacionamentos;

– Não fique no alto de morros ou no topo de prédios;

– Não se abrigue em árvores ou debaixo delas.

Qual o perigo de permanecer dentro de veículos?

– Evite veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas;

– Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;

– Antes de saltar do veículo verifique se há algum cabo ou fio elétrico, solto, próximo ao veículo;

– Evite o contato com qualquer objeto metálico próximo ao veículo.

Estando dentro de casa, existe algum risco?

– Evite utilizar equipamentos e eletrodomésticos que estejam ligados à rede elétrica, como o celular carregando, por exemplo;

– Evite utilizar o telefone com fio (o sem fio pode ser utilizado);

– Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;

– Acione imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU (fone 192), caso alguém seja atingido por um raio.

Alguns lugares são extremamente perigosos durante uma tempestade. Quais devem ser evitados?

– NÃO permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;

– NÃO fique no alto de morros ou no topo de prédios;

– NÃO se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;

– NUNCA se abrigue debaixo de árvores isoladas.