Diretora da Cagece será homenageada no encontro dos profetas da chuva

10 de janeiro de 2020 - 11:48 # # # #

Dalviane Pires - Ascom Cagece - Texto e Foto

Encontro dos profetas da chuva

A diretora de mercado da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Cláudia Caixeta, será homenageada na XXIV edição do encontro anual dos profetas da chuva, que acontece nesta sexta-feira(10) e sábado (11), em Quixadá. Todos os anos, o evento elege personalidades relevantes do universo hídrico do estado para prestar homenagem por seus serviços e esforços na convivência com a escassez no Ceará.

Ocupando a posição de primeira mulher homenageada pelo evento, Caixeta comemora o convite e reforça a importância do profetas da chuva para o estado: “Esse encontro representa um resgate da cultura para o Ceará, a valorização da sabedoria popular. Os profetas tem muito a ensinar. São pessoas extremamente curiosas e esse conhecimento que foi passado de pai pra filho, vem ao longo desses anos confirmando que as observações que eles fazem da natureza são consistentes. Para mim, receber essa homenagem é motivo de muito orgulho”, afirma.

A programação inicia na noite de hoje (10) ao som do festival dos violeiros na Praça da Cultura, localizada no município, como parte do Encanta Ceará, ação complementar do evento. Já no sábado (11), os 30 profetas se reúnem na Faculdade Cisne para o tradicional encontro, em que compartilham os resultados das experiências e observações dos fenômenos da natureza, por meio dos quais proferem suas profecias sobre a chuva para a próxima quadra.

Promovido pelo Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, o evento homenageia também outros profissionais do cenário de segurança hídrica do Ceará. Dentre eles, Francisco de Assis Diniz, secretário Estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA), Guilherme Landim, deputado Estadual e Yuri Castro de Oliveira, superintendente de Obras Hidráulicas (Sohidra).

Serviço

Festival de Violeiros
Local: Praça da Cultura – 10/01, às 20h

Encontro dos Profetas da Chuva
Local: Faculdade Cisne – 11/01, às 9h