Restauração da estrada Crato-Nova Olinda promove o desenvolvimento do Cariri

11 de janeiro de 2020 - 14:17 # # # # #

Lúcio Filho Texto
Nivia Uchoa Fotos

O tempo nublado e o cheiro de chuva marcaram mais uma solenidade de entrega de novas estradas no começo de 2020. O governador Camilo Santana inaugurou totalmente restaurado o trecho da CE-292, que liga os municípios do Crato a Nova Olinda. Ainda foram entregues os acessos às localidades de Monte Alverne e Santa Fé.

 

São 58 km de pavimento completamente novo na CE-292, com parte da pista de asfalto e outra em concreto. “Foi mais um compromisso cumprido com a população do Crato e com os dois distritos. Esta é a primeira rodovia do Ceará que conta com a estrutura de concreto armado e outras intervenções como proteção ambiental, drenagem, bueiros, pavimentação, revestimento asfáltico e rígido, além de sinalizações horizontal e vertical. A gente compreende que uma boa estrada traz desenvolvimento e oportunidades para os moradores dos municípios, estamos conectando as cidades com o Ceará de Ponta a Ponta”, foi o que afirmou o governador. O investimento na obra foi de R$ 91.660.374,17, com recursos do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Para o prefeito do Crato, José Aílton Brasil, o momento é de agradecimento. “Camilo Santana teve a sensibilidade de fazer esta obra atendendo a uma reivindicação antiga das comunidades de Santa Fé e Monte Alverne, por onde passam as produções agrícolas do Crato e dos municípios vizinhos até mesmo dos outros estados. É a parceria entre o Estado e a Prefeitura que está trazendo benefícios para a população”, comemorou. O prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brígido, destacou que a nova estrada vai facilitar a mobilidade entre os município: “Facilita o acesso à saúde, à educação e também ao desenvolvimento das comunidades, nós só temos é que agradecer”.

O técnico agropecuário Claudiano Carneiro, líder comunitário do distrito de Santa Fé, afirmou que a nova rodovia representa uma grande conquista para a população. “Quando não existia esta estrada alunos perdiam aula e quem precisava se deslocar, principalmente no período chuvoso, não conseguiam. Agora é tudo diferente. Estamos com uma estrada nova e que está mudando a realidade dos distritos”, concluiu.

O governador esteve acompanhado do superintendente da SOP, Quintino Vieira, da secretária da Educação, Eliana Estrela, dos deputados federais, André Figueiredo e Pedro Bezerra, dos deputados estaduais Marcos Sobreira, Nizo Costa, Davi Macedo, dos vereadores do Crato e de diversos municípios do Cariri.