Governo do Ceará defende pacto pela educação durante abertura da jornada pedagógica de Ararendá

21 de janeiro de 2020 - 21:19 # # # # #

Igor Cavalcante Texto
span> Tiago Stille Fotos

Abertura da Jornada Pedagógica de Ararendá

A Jornada Pedagógica do município de Ararendá começou nesta terça-feira (21) com uma palestra da governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela. Diante dos professores da cidade, reunidos na Câmara Municipal, ela falou sobre a importância da construção de um pacto pela educação envolvendo estudantes, escola, família e gestão municipal.

A ideia do encontro é ser precursor do planejamento letivo deste ano. “Precisamos viver de pactos, de compromissos, com as partes envolvidas fazendo o que lhes cabe com responsabilidade, é nossa chance de ter sucesso, especialmente em tarefas desafiadoras”, disse Izolda Cela.

Ela apontou alguns atores desse pacto, como o poder público. “No Ceará, temos alguns movimentos de cooperação entre Estado e municípios. Não se trata de uma gestão, um partido ou um grupo político. Cada vez mais, no Ceará, temos tido a esperança de que esse compromisso com a educação se firme independentemente de quem for o governante”, destacou.

Atores da educação

Para a governadora em exercício, os gestores precisam encarar a sala de aula como o centro desse sistema. “Se a escola está ligada na sala de aula, ela vai agir para que todos sejam bons. A secretaria, por sua vez, vai induzir para que todas (as escolas) sejam boas, não só aquele professor ou aquela escola, porque isso cria desigualdade dentro do sistema. O que queremos é equidade, que é um dos princípios da educação pública”, disse.

Por fim, Izolda Cela destacou o papel fundamental da família. “Não que ela precise ir pra dentro da escola fazer o papel dos outros, é fazer a parte dela. Aquilo que acontece na relação afetiva, amorosa, forte e vinculante da criança e da família não pode ser transferido para ninguém. A escola tem muita importância, mas temos que dar o devido valor e chamar a família para esse pacto”, concluiu.

Seriedade na educação

Para o prefeito de Ararendá, Aristeu Alves, as palavras da governadora em exercício mostram que a educação no município está no caminho certo. Ao todo, a cidade conta com dez escolas públicas, sendo nove de Ensino Fundamental, geridas pelas Prefeitura, e uma de Ensino Médio, sob responsabilidade do Estado.

“Os resultados positivos que temos demonstram que o trabalho feito aqui é sério. Temos feito mais política de estado e menos política de gestão partidária, sempre buscando parcerias, e encontramos no Governo do Estado essa reciprocidade”, afirmou o chefe do Executivo de Ararendá.

Para dar continuidade ao trabalho desenvolvido até o ano passado, a programação da Jornada Pedagógica de Ararendá segue nesta quarta-feira (22) com uma palestra sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na quinta-feira (23), as atividades incluem avaliação do trabalho de 2019 e planejamento direcionado em cada instituição para 2020. Por fim, na sexta-feira (24), haverá uma palestra sobre educação.

“Este será um ano desafiador porque queremos implantar o BNCC, então muita coisa vai mudar. Este será o foco da nossa Jornada, porque queremos fazer essa transição até o fim deste ano. Acredito que estamos no caminho certo, com uma educação que o professor visita o aluno, escuta e faz acontecer de verdade, porque amamos a sala de aula, nosso alunos e fazemos com gosto”, disse o secretário municipal da educação, Cassiano Oliveira.

Convidados

Além do secretário da educação, do prefeito e da governadora em exercício, compuseram também a mesa a vereadora e primeira-dama do município, Rachel Bernardino, a coordenadora da Crede 13, Maria de Fátima Farias Aragão, e Manoelzito Gomes Filho, orientador da Cecom na Crede 13.

 

 

Ouça:

A governadora em exercício, Izolda Cela, apontou alguns atores do pacto, como o poder público. Izolda aposta no firmamento desse compromisso na sociedade, independente do prazo.

Para a governadora em exercício, Izolda Cela, os gestores precisam encarar a sala de aula como o centro desse sistema.

Segundo o prefeito de Ararendá, Aristeu Alves, uma boa política pública é reflexo de uma gestão séria. Ele destaca a área da educação no município, o que decorre também de boas parcerias.