Seduc promove I Encontro dos Formadores Regionais com Foco na Aprendizagem

21 de janeiro de 2020 - 17:13 # # #

Ascom Seduc - Texto e Foto

A Secretaria da Educação (Seduc) promove, nesta quarta e quinta-feira (21 e 22), o I Encontro dos Formadores Regionais com Foco na Aprendizagem, em Fortaleza. A ação tem como objetivo preparar professores bolsistas que atuam nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, selecionados por meio do Programa Aprender pra Valer, para que sejam multiplicadores em cada uma das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). A secretária Eliana Estrela participou da abertura do encontro.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Seduc e universidades, no âmbito do Programa Cientista-Chefe em Educação Básica, mantido pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). A ação integra a Central de Dados do Governo do Ceará, avaliando, acompanhando e propondo políticas públicas.

Metodologia

A partir da análise das evidências educacionais, pesquisadores das universidades e gestores da Secretaria formularam o plano, que articula currículo, formação, materiais estruturados e avaliação em um circuito integrado.

O material estruturado de Língua Portuguesa e Matemática foi desenvolvido com a proposta de fortalecer os processos de ensino e aprendizagem, oferecendo alternativas metodológicas que possam ampliar as oportunidades aos estudantes. O conceito foi elaborado por uma equipe de professores da rede estadual e do Programa Cientista-Chefe, com o apoio da equipe técnica da Seduc.

A utilização do material pelos professores está vinculada a uma formação continuada, com a finalidade de apropriação e contribuições para constante melhoria. A formação se dará na modalidade presencial, a partir da realização de sete encontros dos professores com os formadores regionais.

O professor de Língua Portuguesa Genesson Johnny Lima, formador da Crede 1, avalia que o encontro tem grande relevância. “Esse alinhamento é primordial para o sucesso das ações, além de reiterar a ideia de que somos uma rede, que o sucesso de ações como essa depende do engajamento e da colaboração de todos. Daí ser a interação entre formadores de vários lugares do estado, esse olhar múltiplo advindo de professores que vivenciam experiências diversas, um dos aspectos mais interessantes do encontro”, considera.

Colaboração

Eliana Estrela valoriza a aproximação da educação básica com a universidade. “É um momento importante de integração, de empoderamento, respeito e valorização. A construção do material não está pronta, acabada. É possível cada um acrescentar, tirar, contribuir. É a construção do conhecimento que a gente busca. E é fundamental que cada jovem na escola tenha a oportunidade de aprender, de sonhar em ter uma vida mais justa e digna”, pontua.

Os professores dispõem, ainda, de um ambiente virtual de aprendizagem (Avaced), que aumenta as possibilidades de compreensão das experiências e a criação de novos significados aos materiais utilizados.

A carga horária da formação presencial será de 60h, com a possibilidade de chegar a 120h, conforme a opção do professor em interagir com seus pares no Avaced sobre as estratégias, troca de experiências e socialização dos resultados com uso do material estruturado em sala de aula.