Teatro Carlos Câmara inicia programação especial com Mostra de Audiovisual

21 de janeiro de 2020 - 16:30 # # # # #

Ascom Secult - Texto
Tatiana Fortes - Foto


Até maio de 2020, o Teatro contará com programação em diversas linguagens, com artistas caririenses e convidados especiais para intercâmbio nas artes cênicas.

O Teatro Carlos Câmara, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), está com nova programação diversificada a partir deste mês de janeiro. Espetáculos, oficinas e intercâmbios culturais são algumas das linguagens que integram a “Ocupação Tradição – Do Cariri a Fortaleza”.

O projeto, com produção da Associação Movimentos, seguirá até o mês de maio, tendo sido produzido com o objetivo de fomentar e dinamizar o fazer cênico, estabelecendo conexões entre o erudito e o popular, e proporcionando uma experiência com outros olhares e vivências no campo artístico. As atividades ocorrerão de terça a sábado, sempre com entrada gratuita.

Na programação desta semana, destaque para a “Mostra de Audiovisual “O Cariri no Cinema”, que acontece nos dias 22, 23 e 24, às 17h. A exibição contará com a presença do diretor Ythallo Rodrigues, que trará um pouco da história da produção cinematográfica do Cariri e participará do debate logo após a exibição dos filmes.

Programação da Mostra Audiovisual

Nesta quarta-feira, 22, a partir das 17h, serão exibidos os filmes “Dona Ciça do Barro Cru” (1979), de Jefferson Albuquerque Jr., e Caldeirão da Santa Cruz do Deserto”, de Rosemberg Cariry (1986).

Na quinta-feira, 23, também a partir das 17h, o público poderá conferir “Visão de Juazeiro” (1970), de Eduardo Escorel, “Os Romeiros do Padre Cícero” (1994), de Eduardo Coutinho, “Também Sou Teu Povo”, de Franklin Lacerda e Eduardo Pereira, filme de 2006, além de “Candeias” (2017), filme de Reginaldo Farias e do curador Ythallo Rodrigues.

Fechando a Mostra, na sexta-feira, 24,, no mesmo horário, serão exibidos os filmes “Cerca” (2006), de Glauco Vieira, “Corpos Sagrados” (2006), de Mariana Porto, “A Curva” (2007), de Salomão Santana, “Couro Tecido” (2012), de Adriana Botelho, “Onde Vivem os Monstros” (2015), de Ythallo Rodrigues, e “Aos de Ontem, aos de Sempre”, de Elvis Pinheiro, Jaildo Oliveira, Laryssa Raphaella, Lívia Agra, Raquel Morais e Ravi Carvalho, de 2018.

Pré-carnaval do Teatro Carlos Câmara

O pré-carnaval do Teatro Carlos Câmara acontece neste sábado, 25, a partir das 16h, com o Bloco do Mamão. Um chamamento para integrar a programação do teatro, com descontração e alegria, somando-se ao forte movimento do pré-carnaval de Fortaleza. A entrada é franca, como em toda a programação do TCC.

Show com Marcus Caffé

Já o show de canto popular “Na Base da Chinela”, com Marcus Caffé, ocorre na sexta-feira, 31. O cantor se apresentará acompanhado do acordeonista Nonato Lima e do percussionista Rossano Cavalcante.

Mais sobre a Ocupação Tradição – Do Cariri a Fortaleza

Esta é a primeira vez que uma instituição fora de Fortaleza vence o edital de ocupação do Teatro Carlos Câmara. Originária de Juazeiro do Norte, a Associação Movimentos atua há sete anos na região do Cariri, desenvolvendo projetos culturais e artísticos com foco em intercâmbios e trocas culturais.

É justamente este espírito que permeia toda a programação a ser executada até maio, no Teatro Carlos Câmara: pensar, atuar e provocar a cultura de tradição na perspectiva de circularidade cultural, propondo um diálogo entre erudição e o popular, o tradicional e o moderno, nas manifestações culturais da sociedade.

A Ocupação Tradição está estruturada em três eixos que entrelaçam linguagens e produtos artísticos e culturais: “Cenação”, voltada para as artes cênicas, propondo um intercâmbio entre grupos locais e nacionais; “Canto Popular”, unindo música e literatura, por onde ecoarão os sons e cantos dos Mestres da Cultura e de Repentistas, aliando performances a sons eruditos e populares; e “Tradição Integrada”, com foco nos folguedos e seus rituais, levando a cultura popular tradicional para um diálogo com as linguagens da fotografia, artes visuais e audiovisual.

Para levar este desafio adiante, a Associação Movimentos selecionou 28 grupos artísticos dos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Crato, Russas, Itapipoca, Baturité, Aquiraz e Capistrano, que irão compor a programação do período da ocupação, refletindo um mosaico cultural que contempla desde os mestres de tradição popular e demais artistas aos articuladores, produtores e gestores culturais, além do público, com especial destaque para a região do Cariri.

Programação dia a dia

De 22 a 24 de janeiro

17h – Tradição Integrada – Mostra Audiovisual – O Cariri no Cinema

Dia 25 de janeiro

16h – Pré Carnaval com o Bloco do Mamão

Dia 30 de janeiro

Canto Popular – Oficina com Jogo de Espada – Reisado Cariri

18h – Música – Terreiro do Seu Carlos

Dia 31 de janeiro

18h – Ritmos de Reisado – Reisado Cariri

Marcus Caffé – Na Base da Chinela