Centro de Saúde Meireles oferta tratamento contra tabagismo

23 de janeiro de 2020 - 16:34 # # # #

Suzana A. Mont'Alverne - Texto
Kamile Façanha - Arte Gráfica

Banner do Centro de Saúde Meireles para o controle do tabagismo

O cigarro tem substâncias que causam dependência extrema. Por isso, é tão complicado abandonar este hábito tão nocivo para a saúde. Diante disso, o Centro de Saúde Escola Meireles, do Governo do Estado, está ofertando para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), vagas para o Tratamento Contra o Tabagismo. As inscrições podem ser feitas na recepção da instituição, situada à Avenida Antônio Justa, 3113 ou através do telefone (85) – 31011446.

Avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa, fazem parte do tratamento que segue orientações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde. “Durante o programa, os participantes passam por avaliação clínica. São também levantados dados comportamentais, que englobam a motivação ao mau hábito e seu nível de dependência”, explica Eurice Marques, assessora técnica do núcleo de atenção primária.

O cigarro tem mais de 4.700 substâncias, dentre elas, a nicotina, causadora do vício no usuário. “A droga possui propriedades psicoativas, que causam dependência emocional e comportamental”, comenta. Além disso, pelo menos 70 substâncias existentes no cigarro são cancerígenas.

Serviço

Tratamento contra o tabagismo
Inscrições: através do telefone 3101-1446 ou na recepção do Centro de Saúde Meireles (Avenida Antônio Justa, 3113)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas