Rede Estadual de Planejamento discute ações para 2020

27 de janeiro de 2020 - 15:45 # # #

Ascom Seplag Texto e Foto

Rede Estadual de Planejamento discute ações para 2020

As ações programadas para 2020 foram apresentadas e debatidas pelos gestores e técnicos de secretarias e órgãos do Governo do Ceará no último dia 24 de janeiro, durante a primeira reunião do ano da Rede Estadual de Planejamento, realizada no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). Na abertura do evento, o secretário da Seplag, Flávio Jucá, ressaltou a importância do momento de planejamento diante dos desafios crescentes de implementar políticas públicas com recursos escassos.

Após a fala do secretário, a nova coordenadora da Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Cplog) da Seplag, Luciana Moura, foi apresentada às equipes técnicas da Rede e, em seguida, o também coordenador da Cplog, Avilton Júnior, citou os desafios do governo para o ano de 2020 nas temáticas referentes ao planejamento, orçamento e gestão. Na ocasião, Avilton destacou a integração das ações do governo e dos instrumentos de planejamento, a elevação da eficiência do gasto e da captação de recursos, além da consolidação do processo de Monitoramento Integrado do Plano Plurianual (PPA), dos Acordos de Resultados e da implementação da Gestão do Investimento Público. Avilton apresentou, ainda, os principais processos de planejamento para 2020 e o cronograma para este ano.

Durante a reunião, Régis Benevides, também coordenador da Cplog, falou sobre a sistemática de concessão de limites financeiros para 2020, tanto para as despesas de custeio (manutenção, finalístico e Mapp Gestão), quanto para os projetos Mapp. Ele também abordou as premissas e diretrizes para a formulação da Programação Operativa Anual, cujo prazo de encerramento é dia 14 de fevereiro.

No encerramento do encontro, Marcos Medeiros, articulador da Cplog, tratou da questão do desenvolvimento e aperfeiçoamento dos sistemas corporativos que dão suporte à elaboração e execução da Programação Operativa, ressaltando a evolução dos mesmos em termos de integração. Ele concluiu a apresentação com a agenda de treinamentos a ser executada em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), entre os dias 28 de janeiro e 6 de fevereiro, cujo objetivo é apresentar as mudanças no Sistema Integrado de Acompanhamento e Programas (SIAP) 2020 para os usuários dos sistemas SIAP / WebMapp / Limites Cogerf.