SPS realiza seminário sobre enfrentamento ao trabalho escravo

27 de janeiro de 2020 - 16:12 # # # # # # #

Camille Soares - Ascom SPS Texto

Servidores de instituições públicas e privadas de assistência social, educação, saúde e agricultura e agentes comunitários do município de Granja participam, nesta terça-feira (28), do seminário O papel das instituições, uma ação de formação dos operadores da rede de enfrentamento ao trabalho escravo. O encontro integra a série de atividades que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Diretos Humanos (SPS) e o Ministério Público do Trabalho (MPT-Ce) vêm promovendo, para mobilizar e fortalecer as estruturas municipais na prevenção ao trabalho escravo e reinserção social dos trabalhadores resgatados.

O seminário será realizado no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), na sede de Granja, a partir das 8h30. A atividade tem à frente a Coordenadoria de Políticas Públicas para Direitos Humanos da SPS. No primeiro bloco, será discutida a situação do trabalho análogo à escravidão ainda existente no Ceará, seguindo-se de exposição sobre as ações de promoção das atividades de articulação, prevenção e fiscalização.

À tarde, serão debatidas as ações desenvolvidas no pós-resgate: a atenção às vítimas e a integração de políticas públicas e promocionais do trabalho decente. “Esses seminários são muito importantes para o fortalecimento da rede de denúncia e combate do trabalho escravo e para capacitação dos grupos de assistência e de acolhimento dos trabalhadores vítimas desse tipo de violência”, destaca Marina Oliboni, secretária-executiva da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo do Ceará (Coetrae-Ce).

Outros dois seminários estão previstos para ocorrer em Santana do Acaraú e Uruoca, municípios onde mais se tem registrado situações análogas ao trabalho escravo, nos últimos anos, no Ceará.

Serviço
Seminário de Formação dos Operadores da Rede de Enfrentamento ao Trabalho Escravo:
O Papel das Instituições.
Data: Terça-feira, 28 de janeiro, às 8h30
Local: Centro Vocacional Tecnológico (CVT), na Praça Coronel Luís Felipe, s/n – Centro, na sede do Município de Granja/CE