UTI Adulto zera taxas de infecções de corrente sanguínea e do trato urinário

27 de janeiro de 2020 - 15:58 # # # #

Edwirges Nogueira - Ascom HGWA

O Hospital Geral Waldermar Alcântara (HGWA), do Governo do Ceará, zerou os casos de infecção primária na corrente sanguínea e no trato urinário em sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto. O feito foi alcançado com mudanças simples na rotina do setor. Os protocolos, chamados bundles, colocam as boas práticas como um importante aliado na prevenção de infecções.

Os protocolos fazem parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Poadi-SUS). “Por meio desses protocolos, nós podemos observar todos os detalhes para prevenir infecções. Todos os processos são bem gerenciados e nossos profissionais são treinados e incentivados a aderir a esses protocolos. Hoje, a UTI Adulto demonstra esses ótimos resultados, que refletem no bem-estar dos pacientes”, comentou Denys Briand, diretor da pasta.

Fazem parte do programa, além do HGWA, o Hospital Geral César Cals, Hospital Geral de Fortaleza e Hospital Regional do Cariri. A redução em 50% os casos de infecções primária de corrente sanguínea laboratorial e do trato urinário, bem como nos casos de pneumonia associada a ventilação é o propósito do projeto.