Governo do Ceará distribuirá 400 mil alevinos em açudes públicos nesta semana

28 de janeiro de 2020 - 15:36 # # # # #

Erivelton Celedônio - Ascom SDA

Alevinos

Pescadores artesanais dos municípios de Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Banabuiú e Cedro receberão esta semana a visita do Governo do Ceará em rios e açudes públicos onde ainda nesta terça-feira (28) eles reafirmam suas atividades na garantia do alimento para sustentar a casa e viver. Executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) o Projeto de Peixamento dos Açudes Públicos distribuirá até sexta-feira (31) 400 mil alevinos na ação que repovoa rios e reservatórios de todo o Ceará.

Esta será a maior entrega de alevinos desde a retomada do Projeto em 2020. No Sertão Central, serão entregues 150 mil alevinos em Banabuiú, 50 mil em Piquet Carneiro e 50 mil em Senador Pompeu. No Centro-Sul, a SDA distribuirá mais 150 mil alevinos de tilápia no município do Cedro, com a presença dos secretários De Assis Diniz (Desenvolvimento Agrário) e Antônio Nei (Executivo de Pesca da SDA).

Até março a expectativa da Coordenadoria de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura Familiar (Codea/SDA) é concluir os 35,3% restantes do projeto lançado em outubro de 2019. A produção de pescado, com o peixamento, é de 1.200 toneladas com a distribuição total de 5,5 milhões de alevinos em mais de mil reservatórios, beneficiando 60 mil famílias que moram próximas a açudes.

De acordo com o secretário executivo Antônio Nei o projeto visa dar melhores condições de renda aos pescadores. “Na próxima edição vamos duplicar a quantidade de alevinos, chegando a quase 12 milhões de pequenos peixes distribuídos visto que nosso objetivo é sempre estar próximo do produtor em nosso estado”, ressaltou o executivo da SDA.

Programação

Piquet Carneiro – 29 de janeiro (quarta-feira)
Senador Pompeu – 29 de janeiro (quarta-feira)
Banabuiú – 30 de janeiro (quinta-feira)
Cedro –  31 de janeiro (sexta-feira)

 

 

Ouça:

O secretário-executivo da Pesca, da SDA, Antônio Nei, explica o que busca esse projeto.

O secretário-executivo Antônio Nei fala sobre a prospecção para dobrar a oferta de alevinos em prol de melhorar a vida do homem rural.