Seplag e Escola de Gestão Pública iniciam capacitação para o Plano Operativo 2020

28 de janeiro de 2020 - 14:27 # # # #

Ascom EGPCE - Texto e Fotos

A capacitação é direcionada aos técnicos responsáveis pela execução financeira e orçamentária nas secretarias

A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), iniciou nesta terça-feira (28) as oficinas de capacitação com foco no Plano Operativo 2020, processo que trata do acompanhamento e detalhamento da execução orçamentária das setoriais.

Conduzidas pelos articuladores da Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão (CPLOG), Marcos Medeiros e George Kilmer, as oficinas serão realizadas, até 7 de fevereiro, com o objetivo de orientar os servidores que atuam como técnicos responsáveis pela execução financeira e orçamentária, visando dar operacionalidade aos programas de governo a serem desenvolvidos pelas secretarias.

Para isso, o conteúdo apresenta os instrumentos e os principais sistemas corporativos de planejamento utilizados no Estado do Ceará (POA/SIAP/WebMapp/Limites Cogerf). De acordo com o instrutor Marcos Medeiros, a capacitação também vai discutir as mudanças relativas ao planejamento e as melhorias dos sistemas. “Houve mudança na metodologia do Plano Plurianual 2020-2023. Estamos aproveitando esse momento para ver as mudanças que aconteceram no PPA e o que isso provocou nos sistemas operacionais”, explicou.

PPA

O Plano Plurianual – PPA é o instrumento de planejamento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública estadual para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para relativas aos programas de duração continuada, conforme disposto no artigo 165 da Constituição Federal de 1988. O PPA declara as escolhas pactuadas com a sociedade e contribui para viabilizar os objetivos propostos na consecução dos resultados almejados.

Clique aqui para saber mais