Cedro recebe 150 mil alevinos pelo Projeto de Peixamento, nesta sexta-feira (31)

30 de janeiro de 2020 - 14:26 # # # # #

André Gurjão - Ascom SDA

 

Alevinos entregues em Cedro

O último dia de janeiro marca também o desembarque de 150 mil alevinos na cidade do Cedro, no Centro-Sul cearense. A solenidade de entrega do Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos está prevista para acontecer às 7h30 no açude Saco da Telha, com as presenças confirmadas do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz; e do secretário executivo de Pesca do Desenvolvimento Agrário, Antônio Nei de Sousa.

Lançado em outubro, o Projeto Peixamento das Barragens Públicas 2019 já ultrapassa a marca de 4.139.354 milhões de alevinos entregues em 713 açudes públicos localizados em 78 municípios cearenses. A meta é distribuir 5,5 milhões de alevinos até o primeiro trimestre de 2020 e beneficiar 60 mil famílias. O investimento do Governo do Ceará é de R$ 800 mil e a estimativa de produção é de 1.200 toneladas.

Nesta semana, também acontece o peixamento nos municípios de Senador Pompeu, Piquet Carneiro e Banabuiú, totalizando a entrega de 410 mil alevinos durante a última semana de janeiro.

Estratégia

O objetivo é repor os estoques pesqueiros dos reservatórios públicos, aumentando a produção pesqueira do estado, aproveitar as águas represadas, oferecendo um alimento de alto valor nutritivo para as comunidades rurais; e gerar renda e oportunidades de trabalho para o homem do campo e os pescadores artesanais.

O carro-chefe do Projeto de Peixamento é a tilápia, em razão do valor comercial e da boa aceitação do público cearense. Ainda assim, a SDA ainda disponibiliza outras espécies importantes para o equilíbrio do ecossistema aquático e para atender demanda dos pescadores artesanais, como: tambaqui, carpa e curimatã.

Como participar

A solicitação para participar do projeto precisa ser realizada diretamente pelas prefeituras, associações, sindicatos e colônias de pescadores e encaminhada por meio de ofício ou e-mail  à Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Para acessar o repovoamento de um ou mais reservatórios, o solicitante deve informar seus dados, como nome e capacidade de armazenamento.

De acordo com o último balanço da Coordenadoria de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura Familiar (COPEA/ SDA), os alevinos já chegaram em: Lavras da Mangabeira, Viçosa do Ceará, Irauçuba, Itapajé, Jaguaretama, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Quixeré, Russas, Deputado Irapuan Pinheiro, Quixadá, Solonópole, Cariús, Catarina, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Quixelô, Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Poranga, Cariré, Reriutaba, Caridade, Paramoti, Santa Quitéria, Canindé, Itatira, Boa Viagem, Madalena, dentre outros.