Governo assina parceria na Espanha que visa expandir comércio de pesca no Ceará

3 de fevereiro de 2020 - 12:16 # # # # # # #

Ascom Sedet Texto e Fotos

A parceria proporcionará troca de conhecimento para fomentar a atividade pesqueira no Ceará

Com o objetivo de expandir a pesquisa e o comércio internacional de pescados, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), fechou parceria com o Governo da Galícia, na Espanha. O secretário da Sedet, Maia Junior, acompanhado do secretário-executivo do Agronegócio, Sílvio Carlos Ribeiro, assinou, na manhã desta segunda-feira (3), Memorando de Entendimento na Escola Oficial Náutico Pesqueira, no município de Ribeira, província de La Coruña, região da Galícia, na Espanha.

A parceria prevê a construção de uma unidade de ensino teórico e prático para a formação de técnicos em pesca no Ceará. A Escola deve ser instalada no Complexo do Pecém, onde já funciona a Robinson Crusoé, pertencente ao grupo espanhol Jealsa, uma das cinco maiores indústrias de conserva de pescado do mundo.

Além da Escola Oficial Náutico Pesqueira, em Ribeira, os secretários da Sedet visitaram algumas fábricas de conservas de pescado de marcas europeias importantes como Rianxeira, Escuris e outras do setor de confecções e energia, todas do grupo Jealsa.

Memorando de Entendimento

Em setembro de 2019, o governador Camilo Santana, acompanhado do secretário-executivo do Agronegócio da Sedet, fechou acordo para a construção de mais duas fábricas no Estado: de latinhas de conserva de pescado e outra de farinha de peixe. O Grupo se comprometeu em investir R$ 100 milhões nos próximos anos para ampliar sua produção no Ceará, gerando 750 empregos diretos e milhares de empregos indiretos no setor da pesca.

Na ocasião, começaram as discussões para o Memorando de Entendimento entre o Governo do Ceará e da Galícia, prevendo a troca de conhecimento, tecnologia e profissionalização para o desenvolvimento sustentável da atividade no Ceará.

 

Ouça:

O titular do Desenvolvimento Econômico e Trabalho no Ceará, Maia Júnior, fala sobre as atividades desenvolvidas na Espanha

O secretário da Sedet, Maia Júnior, elenca os pontos que devem ser alinhados para impulsionar o setor de pescados no Ceará.