Governo discute ações com foco nas 48 mil famílias em extrema pobreza

5 de fevereiro de 2020 - 18:30 # # # # #

span> Igor Cavalcante - Ascom Vice-Governadoria Texto
Netto Queiroz Fotos

Governo discute ações com foco nas 48 mil famílias em extrema pobreza

Três meses após o primeiro encontro, gestores e técnicos do Governo do Ceará voltam a se reunir na sede da Vice-Governadoria do Ceará para traçar estratégias para o Mais Infância Ceará. Eles apresentaram, na terça-feira (4) e nesta quarta-feira (5), as ações planejadas ao longo do último trimestre, apontaram aperfeiçoamentos nas já existentes e elaboraram novas formas de impactar positivamente as 48 mil famílias em situação de extrema pobreza que recebem o auxílio do cartão Mais Infância.

A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), referência nacional na área da primeira infância, mediou o encontro, que contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela e da primeira-dama do Estado, Onélia Santana.

Planejamento

Izolda destacou a importância de se analisar e planejar as políticas públicas também após sua implementação. “Estamos podendo refinar o olhar do planejamento sobre essa ação, procurando eficiência e avaliando quais e para onde precisamos direcionar agora nossos esforços, porque as importâncias são muitas sempre – todas legítimas e defensáveis –, então precisamos ter uma eficiência na definição do foco e das prioridades”, disse.

A primeira-dama apontou a importância de ouvir os profissionais que estão em campo e compõem o projeto. “É muito importante pararmos um pouco nossa correria para refletirmos sobre as políticas públicas, o que os técnicos que estão no corpo a corpo estão vendo, o que é preciso mudar, onde é preciso tomar outro caminho, o que é preciso aprimorar e o que está dando certo”, afirmou.

Prioridades

Durante os dois dias de encontro nesta semana, temas discutidos em novembro foram novamente trazidas aos gestores. À época, eles definiram nove áreas prioritárias das ações e encontraram seus “nós críticos”. Ao longo desses três meses, o grupo de trabalho se dedicou a elaborar estratégias para desfazer esses nós sobre questões como nutrição, moradia, segurança doméstica, qualidade da educação, saúde materno infantil, segurança alimentar e governança.

“O grupo se dedicou bastante a esses nove grandes desafios, então, demos devolutivas para refinarem ainda mais. O próximo passo que vamos fazer é trazer possíveis iniciativas que interessam a alguns desses temas já priorizados, e aí o grupo vai reagir aos temas e à possibilidade de aplicá-los aqui”, disse Eduardo Marino, diretor de conhecimento aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

A professora associada sênior da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), Anna Chiesa; o coordenador do Laboratório de pesquisas em economia social (LEPES) da USP Ribeirão Preto, Daniel Santos; e representantes da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Elisa Altafim e Raquel Maldonado, apresentaram experiências exitosas como exemplo para ações com foco nas famílias.

Também estiveram presentes representantes da Fundação Bernard van Leer, do Instituto da Infância (Ifan), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), do Instituto da Primeira Infância (Iprede), da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Além da primeira-dama e da vice-governadora, participaram do encontro representantes da Educação (Seduc), da Cultura (Secult), da Segurança Pública e Proteção Social (SSPDS), da Saúde (Sesa), da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), do Esporte e Juventude (Sejuv), do Planejamento (Seplag), das Cidades e do Meio Ambiente (Sema).

Mais Infância Ceará

O Mais Infância Ceará é um programa idealizado pela primeira-dama do Ceará. A iniciativa foi criada em agosto de 2015 para olhar de forma mais dedicada à infância. O programa busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender.