Moradores do São João do Tauape recebem orientações para cruzar a linha férrea com segurança

5 de fevereiro de 2020 - 09:26 # # # # # # #

Camila Rocha - Ascom da SeinfraTexto
Romário Pinheiro Fotos

Moradores do bairro São João do Tauape acordaram, nesta terça-feira (4), com várias dicas de como fazer a travessia segura nos cruzamentos com a via férrea do VLT Parangaba-Mucuripe, que atravessa o bairro. Educadores de trânsito do Detran e agentes do Metrofor passaram parte da manhã na Passagem de Nível da rua Professor Carvalho, conversando com pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. “Essa campanha é muito importante. Ela tem que ser feita, principalmente, com as pessoas que vêm de carro porque elas não estão obedecendo a sinalização, por isso que acontecem os acidentes. A obrigação do motorista é sempre parar numa passagem de nível”, disse o autônomo Edilson Silva, morador do bairro, que entendeu bem as orientações.

A blitz educativa faz parte de uma campanha, promovida pela Secretaria da Infraestrutura, Detran e Metrofor, para prevenir acidentes em passagens de nível. “O Metrofor coloca as sinalizações, como o alerta sonoro e as cancelas. A intenção é chamar atenção de quem está passando, alertando que o trem está se aproximando, e que se a pessoa insistir em passar, pode não dar tempo”, disse o Diretor de Desevolvolvimento e Tecnologia do Metrofor, Edilson Aragão.

As ações foram iniciadas no São João do Tauape porque o bairro tem um grande fluxo de pedestres e veículos cruzando os trilhos. Os moradores apoiaram a iniciativa. “Desde quando eu me entendo por gente, independentemente do Código de Trânsito, a regra é que o motorista tem que parar, olhar e escutar, antes de atravessar”, disse o autônomo José Guimarães, que passa com frequência pelo local.

Nos próximos dias, outras passagens de nível, em outros bairros cortados pela linha do VLT Parangaba-Mucuripe, receberão as blitze educativas. “A gente tem um modal de transporte novo entrando na cidade. Isso muda a rotina das pessoas. Então a gente precisa ter cuidado. O trem não para.”, lembrou o diretor da Escola de Trânsito do Detran, Ubiratan Teixeira. A campanha também se estenderá à Linha Oeste, ao VLT de Sobral e VLT do Cariri. Além das blitze, também serão realizadas abordagens educativas aos passageiros nas estações e palestras em escolas públicas próximas às linhas de trem, educando crianças e adolescentes sobre a importância de não jogar lixo na linha do trem e cuidar pela preservação do patrimônio público.