SPS abre inscrições para 270 vagas de cursos

5 de fevereiro de 2020 - 09:02 # # # # #

Ascom da SPS
Drawlio Joca - Fotos

Para fortalecer a política de geração de emprego e renda, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) está ofertando novo leque de cursos. A partir de hoje, mais 270 vagas estão abertas, sendo 210 nos sete Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) e 60 vagas no Centro de Formação e Inclusão Socioprodutivo (Cefisp), todas em Fortaleza.

Nos CITS, há cursos de depilador, cabeleireiro feminino, cabeleireiro masculino e barbeiro, designer de sobrancelha e auxiliar de massoterapia. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas nas próprias unidades, nos bairros Conjunto Ceará, Jangurussu, José Walter, Aerolândia, Mucuripe, Parque São José e São Bernardo. No Centro de Formação e Inclusão Socioprodutivo, todas as vagas são na área de gastronomia. São ofertadas 60 vagas, sendo duas turmas de cozinheiro geral e uma de masseiro. As inscrições já estão acontecendo e seguem até a próxima terça-feira (11), das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. As aulas serão iniciadas na terça-feira (12).

“Investir em capacitação é uma das prioridades da SPS, por compreendermos o quanto é importante a qualificação profissional na vida e cidadania de nossos jovens e adultos”, ressalta a titular da SPS, Socorro França, ao anunciar a abertura de novos cursos. As vagas são destinadas, preferencialmente, para mulheres chefes de famílias cadastradas no CadÚnico, jovens de 16 a 29 anos, trabalhadores sem ocupação e desempregados, autônomos, populações indígenas, quilombolas, afrodescendentes, pessoas com deficiência e LBGT, apenados e egressos do sistema prisional e de medidas socioeducativas.

Integração comunitária

Além das ações voltadas para formação profissional, 1016 vagas de atividades socioesportivas de futebol de campo, teatro, dança, futsal, ginástica, balé e jiu jitsu e oficinas de inclusão continuam sendo ofertadas nas unidades dos CITS. “A integração desses três eixos fortalece os vínculos comunitários, familiares e sociais. Temos mães que estão na aula de ginástica, enquanto o filho está na qualificação profissional”, acrescenta Socorro França. No ano passado, 1.529 pessoas foram qualificadas por meio dos CITS.

Inscrições

No ato das inscrições, os interessados devem apresentar RG, CPF, CTPS (Carteira de Trabalho), Título de eleitor, comprovantes de endereço e de escolaridade e o número de identificação social (NIS) ou PIS.

Mais informações: 3433-2895 (CITS) e 3101-2722, 3101-2730/ 3101-2731 (Cefisp).