Saúde realiza webconferência sobre o novo coronavírus nesta sexta-feira (7)

6 de fevereiro de 2020 - 11:23 # # # # #

Jackson de Moura - Ascom Sesa Texto
Francisco Oliveira Arte gráfica

Banner da Webconferência Vigilância epidemiológica e laboratorial do novo coronavírus

O novo coronavírus é tema de webconferência que será realizada nesta sexta-feira (7), às 14h, pela página ESP Virtual da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A palestra irá beneficiar os profissionais de saúde que atuam na Rede Sesa de informações acerca da doença, além de esclarecer dúvidas.

Aspectos como definição de casos, notificação, manejo clínico e vigilâncias epidemiológica e laboratorial também serão abordados durante o diálogo.

O objetivo da webconferência é preparar a rede pública de saúde para atendimento num eventual surgimento de casos no estado. No momento, conforme o Ministério da Saúde (MS), não há confirmação da doença no Brasil. No Ceará, o único caso suspeito foi descartado na última segunda-feira (3), após exames laboratoriais diagnosticarem rinovírus, causador de resfriados comuns em um paciente internado no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral.

Atualmente, o Ministério da Saúde monitora casos suspeitos nas regiões Sul e Sudeste do país.

Palestrantes

A webconferência que vai orientar os profissionais de saúde sobre o novo coronavírus irá traçar o cenário epidemiológico da enfermidade com a assessora técnica do GT Imunopreveníveis da Célula de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará, Thaisy Ricarte. Já o fluxo para o diagnóstico da doença será apresentado pela farmacêutica-bioquímica do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Ana Carolina Barjud.

Conhecidos há 60 anos, os coronavírus fazem parte de uma grande família viral causadora de infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Apesar da maioria provocar doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum, alguns coronavírus podem causar doenças graves como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).