Vice-governadora apresenta modelo educacional do Ceará para deputado Orlando Silva

6 de fevereiro de 2020 - 17:00 # # # # # #

Ascom Vice-Governadoria - Texto
Queiroz Netto Foto

Vice-governadora apresenta modelo educacional do Ceará para deputado Orlando Silva

De passagem pelo Ceará, o deputado federal Orlando Silva se reuniu com a vice-governadora do Estado, Izolda Cela. O parlamentar veio conhecer experiências exitosas na área da Educação e fez questão de conversar com a vice-governadora. Ela foi secretária estadual de educação de 2007 a 2014.

Izolda Cela revelou que, dos resultados positivos, um dos que mais se orgulha é do aumento na equiparidade do acesso à educação, e citou o exemplo do município de Sobral. Ela foi secretária municipal da área de 2004 a 2006. “Claro que nós alcançamos resultados que muito nos orgulham. Mas também temos consciência que há, ainda, muito a avançar para atingirmos uma educação de excelência no Estado”, disse.

Educação

De acordo com os resultados divulgado pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2019, o desempenho em Língua Portuguesa dos estudantes cearenses aumentou de 251,6 pontos, em 2012, para 278,2, no ano passado.

Em Matemática, saiu de 260,7, em 2012, para 274,3, em 2019. O percentual de alunos nos níveis intermediário e adequado em Língua Portuguesa subiu para 55,1%, enquanto, em 2012, o percentual era de 33,3%. Vale ressaltar que em 2012 o percentual de alunos no padrão muito crítico era de 31,2%. Já no ano de 2019, caiu para 13,3%.

Orgulho

Como nordestino, Orlando Silva disse que sente orgulho da região ao ouvir elogios à educação do Ceará. “Sempre que ouço isso fico imaginando o orgulho que vocês aqui no Ceará sentem ao ouvir isso também”, destacou.

A primeira visita do deputado federal foi à vice-governadora. Ele ainda irá a Sobral, onde se reunirá com o prefeito Ivo Gomes. Orlando também pretende visitar escolas e universidades no Estado, além de conversar com professores e alunos.

O parlamentar estava acompanhado do deputado federal Leônidas Cristino, do deputado estadual Carlos Felipe, do secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, e do presidente do PCdoB Ceará, Luís Carlos Paes.