Governo do Ceará realiza I Encontro Oportunidades de Negócios

14 de fevereiro de 2020 - 12:16 # # # # #

Ana Beatriz Sugette - Ascom Adece

A troca de conhecimentos e comercialização de serviços no setor de Tecnologia da Comunicação e Informação (TIC) foram destaque na última quinta-feira (13), em evento promovido pelo Governo do Ceará. O primeiro Encontro Oportunidades de Negócios, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), aconteceu na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Representantes de 12 empresas de TIC apresentaram seus produtos e serviços a executivos dos setores de logística, energias renováveis e cadeia da saúde com o intuito de gerar negócios e estabelecer contato para futuras transações comerciais. São elas: AWS, Techway, Angola Cables, Hostweb, Trust Control , RCN & BS, Century Link, Mandic, Claro, Wirelink, Bureau Tecnologia e Núcleo Tecnologia.

A abertura do evento teve a palestra “TIC como catalisadora de negócios e produtividade para geração de riqueza”, ministrada pelo digital senior expert da empresa Mckinsey & Company, Zanoni Arenas.

Conforme o titular da Sedet, Maia Junior, o setor de TIC é um dos clusters mais prósperos trabalhados pelo Governo do Ceará nos últimos três anos. “É o hub de tecnologia e inovação do Ceará. Está surgindo uma quantidade relevante não só de empresas, mas de empregos e investimentos em uma área que começou a despertar no Ceará há pouco tempo. Estamos focando no setor por ter um grande potencial de geração de empregos de valor agregado”, explicou. “Somente o Governo do Ceará compra por ano R$ 500 milhões em serviços dessa indústria para que as comunicações sejam facilitadas. O Governo está evoluindo e aumentando sua eficiência com esses investimentos”, completou Maia Junior, citando as secretarias da Fazenda, Saúde e Segurança.

“A ideia é que possamos fazer isso com várias outras cadeias produtivas no ano de 2020 para que possamos avançar e garantir a geração de negócios entre esses empresários”, afirma o presidente da Adece, Eduardo Neves. Ele salienta ainda o apoio da Etice, Fiec, Assespro, Seitac e Fecomércio como parcerias de importância para a realização do evento.

Para o secretário-executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Sedet, Júlio Cavalcante, o primeiro Encontro foi bom e teve alguns aprendizados para os próximos. “Houve uma boa integração entre os provedores de serviços de fora e os locais, o que deve gerar negócio na cadeia. Houve também uma boa participação dos de potenciais clientes nos setores priorizados neste evento, no caso Energias Renováveis, Logística e Saúde, possibilitando o maior conhecimento das ofertas de soluções disponíveis no Estado”, ressaltou.