Força-tarefa da Cagece garante serviços de água e esgoto no Carnaval

19 de fevereiro de 2020 - 11:09 # # # #

Ascom da Cagece

 

Mesmo com o trabalho realizado pela companhia, o alerta ainda é para economia de água

Neste carnaval, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) preparou uma operação especial para garantir os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos principais polos de diversão do estado. A força-tarefa realizada pela companhia, que tem o objetivo de assegurar o bom funcionamento dos serviços, contou com melhorias e manutenção preventiva nas redes de água e esgoto, além do aumento de vazões em municípios que recebem grande número de visitantes durante o período.

Ao todo, doze cidades carnavalescas receberam as ações de melhoria nas redes de água e esgoto. Porém, independente disso, a Cagece faz o alerta sobre uso responsável da água na hora da diversão. Apesar das chuvas registradas no início deste ano no Ceará, a situação de escassez hídrica no estado ainda é crítica.

De acordo com dados do portal hidrológico do Ceará, o sistema hídrico do estado, que abastece maior parcela da população ainda encontra-se com cerca de 15% da capacidade de reservação. O açude Castanhão, um dos maiores mananciais do sistema está com menos de 3% da capacidade.

Por isso, é muito importante que os foliões fiquem atentos para os cuidados na hora de utilizar a água disponível durante o carnaval:

• Não usar água da mangueira na hora brincar
• Evitar brincadeiras no chuveiro
• Reduzir o tempo de banho
• Atentar para as torneiras mal fechadas
• Não lavar carros e calçadas

Força-tarefa na Cagece

No litoral, além de Fortaleza, as cidades de Aracati, Paracuru, Caponga, Cascavel, Beberibe e Morro Branco receberam ações de melhoria pela Cagece. Na região serrana, foram beneficiadas as cidades de Guaramiranga, Baturité, Pacoti, São Benedito e Carnaubal.

Entre as ações realizadas pela companhia estão a substituição de equipamentos operacionais, limpeza e manutenção de estações elevatórias e redes coletoras de esgoto, além da ativação de poços para incrementar a distribuição de água nas principais cidades polo.

Em Aracati, por exemplo, que tradicionalmente recebe um grande número de foliões, a Cagece aumentou a oferta de água por meio da ativação de pontos alternativos de captação. Com a ação, cerca de 50m³ por hora foram incrementados ao sistema de abastecimento.

Já em Guaramiranga, conhecida por reunir muitos visitantes para Festival de Jazz & Blues, a Cagece realizou limpezas preventivas nos equipamentos e instalou novos poços para garantir a distribuição de água durante o carnaval. Intervenções semelhantes também ocorreram nas outras cidades.

Plantão de atendimento

Durante todo o feriado de carnaval, a unidades da Cagece nos municípios atendidos pela companhia funcionarão em regime de plantão para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto.

As ocorrências relacionadas à Cagece podem ser comunicadas por meio dos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento (0800.275.0195), o aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS) ou por meio da Gesse, a assistente virtual da companhia, que atende pelo site www.cagece.com.br.