CGE apresenta seus desafios para transformação digital ao Laboratório Íris

20 de fevereiro de 2020 - 17:29 # # #

Ascom CGE

Representantes da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) participaram de uma reunião com gestores do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará, o Laboratório Íris, para apresentar as atividades e ferramentas tecnológicas do órgão. Na ocasião, os gestores e coordenadores da CGE apresentaram os investimentos do órgão na melhoria das tecnologias utilizadas pelos sistemas e serviços oferecidos pela instituição, como a plataforma Ceará Transparente, o Observatório da Despesa Pública (Odp.Ceará) e o Sistema de Informações Estratégicas de Controle (SIEC).

Presente na reunião, o secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho, destacou a importância de modernizar os serviços oferecidos pelo órgão. “Por sermos um órgão de controle referência no país, buscamos sempre estar nos renovando, seja por meio de capacitações de pessoal ou pelo desenvolvimento das atividades de controle interno. Nos últimos anos, a CGE investiu em inovações para facilitar o uso de serviços públicos pelos cidadãos, como a Ouvidoria e o Acesso à Informação, como em sistemas internos informatizados utilizados pelos servidores estaduais”.

Para o secretário executivo, Marconi Lemos, o processo de modernização posposto pelo Laboratório Íris garantirá mais agilidade e eficiência aos serviços oferecidos pelo Estado ao cidadão.

“A modernização de nossos sistemas é algo que assume um caráter de extrema relevância não só para o Estado, como também para a própria sociedade. O emprego de melhorias tecnológicas em um sistema como o e-Parcerias, impacta positivamente na vida de todos que gerenciam ou que de alguma forma são beneficiados com os recursos transferidos pelo Estado por meio de suas parcerias, seja com as prefeituras municipais, com entidades sem fins lucrativos ou mesmo com pessoas físicas. A verdade é que esse processo de modernização propõe a atribuição de mais agilidade e segurança ao sistema, que é utilizado intensamente para a gestão das parcerias, que no final beneficia a população”, pontuou.

“O Ceará Transparente é outro exemplo de ferramenta que promove a interação do Estado com a população. A sua constante atualização com as mais modernas tecnologias e utilização de linguagem simples, permite o incremento da sua utilização com uma comunicação mais próxima, gerando maior interesse dos cidadãos de participar da gestão pública com sua opinião”.

A busca da CGE pela sua transformação digital está alinhada com o Projeto Ceará Digital. O objetivo do órgão é promover a boa gestão, transformando-a numa administração sustentável, ágil, segura e que consiga entregar seus resultados de forma ética, regular e eficiente.