Jovem supera limitações em redação e consegue ser aprovado em Direito na UFC

21 de fevereiro de 2020 - 16:21 # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto

José Wilson de Aquino Filho, de 17 anos, iniciou o ensino médio com grandes dificuldades na disciplina de redação, tendo chegado a tirar a nota mais baixa da turma na matéria. Ao longo do tempo, com prática constante da escrita e grande dedicação ao aprendizado das técnicas de produção textual, os resultados pareciam não condizer ao esforço e as médias dele permaneciam baixas. Entretanto, o jovem estava decidido a transformar esta realidade e, ao final da 3ª série, mantendo a disciplina de produzir uma redação por dia, conseguiu a consagração, chegando a atingir 1.000 pontos em diversas oportunidades. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o estudante obteve a nota 980, suficiente para entrar no sonhado curso de Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC). Wilson concluiu a educação básica na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Osmira Eduardo de Casto, em Morada Nova-CE.

O estudante vive na localidade de Perímetro Irrigado, situada a 25 quilômetros da unidade de ensino, e agora prepara a mudança para a capital cearense, onde fará faculdade. Antes mesmo de iniciar o curso, Wilson já vislumbra o segmento em que deseja trabalhar. “Pretendo atuar por algum tempo como advogado, mas minha pretensão maior é ser analista judiciário”, revela, lembrando que também tem interesse em estudar para outros concursos públicos.

“Escolhi Direito porque estou sempre disposto a aprender coisas novas, adoro ler e ainda possuo facilidade com as disciplinas que envolvem o curso”, argumenta. “Minha motivação veio do fato de eu sempre ter gostado de estudar e por acreditar que o Ensino Superior será melhor do que o Médio e o Fundamental, tanto por ser mais aprofundado, como por ser mais específico no que será estudado”, considera.

Resiliência

A persistência e o entusiasmo em criar e reinventar os textos que produzia, nos intervalos de almoço e no tempo de descanso em casa, além da leitura de inúmeras outras redações, levaram Wilson a ter gosto pela atividade. “O caminho é árduo, mas nos leva a muitos resultados e para isso não vale desistir. Quando esse caminho se torna inviável, a alternativa é mudar, mas não desistir”, ressalta.

“Minha disciplina favorita na escola era redação, pois ela me levava a refletir sobre temas importantes que possuíam relevância atual. Além disso, também gostava de filosofia e história, por ter tido dois professores excelentes, que me instigaram a gostar delas. Por último, eu também gostava das disciplinas de matemática, física e química, pois tinha grande facilidade em aprendê-las. A minha escola é ótima, possui um corpo docente incrível e estrutura também muito boa”, observa o estudante.