SPS lança novos manual e guia de atendimento para jovens em cumprimento de medida socioeducativa

2 de março de 2020 - 17:09 # # #

Ascom SPS

Capacitar técnicos dos 113 Conselhos Regionais de Assistência Social (Creas) municipais e dos dois Creas Regionais do Ceará para atuarem de forma mais qualitativa no atendimento de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. Esse é o objetivo de encontro que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) promove nesta quarta-feira (4), em Fortaleza. O workshop reunirá 150 profissionais para apresentação do Manual de Orientação sobre o Fluxo de Atendimento Socioeducativo e do Guia Técnico para Elaboração do Plano Individual de Atendimento das Medidas Socioeducativas no estado.

A abertura do evento será às 8h30 com a presença do secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina. “O PIA nos traz a oportunidade de pensarmos um plano que considere as especificidades de cada adolescente no que diz respeito às suas peculiaridades de desenvolvimento e assegurando o acesso aos direitos preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente”, destaca Ibiapina.

O manual e o guia são resultado de encontros de gestores e técnicos de 48 municípios integrantes das políticas de medidas socioeducativas em meio aberto, promovidos pela SPS, por meio do Proares III. “A proposta do PIA é promover a individualização da medida socioeducativa, prevendo estratégias de escuta, cuidado e atenção, com a efetiva participação do adolescente e da família”, acrescenta a orientadora da célula de Atenção à Média Complexidade da SPS, Heurenice Moura.

O Ceará tem hoje cerca de 3 mil jovens e adolescentes, com idades entre 12 e 18 anos, em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, sendo uma parte em liberdade assistida e outra com prestação de serviços à comunidade.

Workshop sobre os instrumentos de gestão no acompanhamento à execução de medidas socioeducativas em meio aberto

Data: 4 de março (quarta-feira)
Horário: 8h30
Local: Centro de Treinamento e Eventos (Acrópole). Rua Guilherme Moreira, 330A – Bairro de Fátima