Assembleias no Vale do Jaguaribe definem formalização de catadores

6 de março de 2020 - 16:52 # # # #

Ascom Secretaria das Cidades

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, está realizando, com a entidade Cáritas Brasileira Regional Ceará e apoio do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Vale do Jaguaribe (CGIRS VJ), assembleias para regularizar ou formar associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. As ações fazem parte do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais dos Vales do Jaguaribe e Acaraú (CIDADES II), através de Contrato de Empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) . As reuniões estão acontecendo nos meses de fevereiro e março de 2020, nos seguintes municípios participantes do CGIRS VJ: Russas, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Quixeré, Ereré, Iracema, Potiretama, Alto Santo, São João do Jaguaribe, Palhano e Morada Nova.

Durante as assembleias serão definidas a constituição das Associações, a aprovação de Estatuto, eleição de Diretoria e Conselho Fiscal, direitos e deveres dos associados, objeto social e relação dos associados. A formalização do trabalho dos catadores é importante para garantir um caráter mais organizado aos profissionais, que vão atuar nas Centrais Municipais de Reciclagem, nas coletas seletivas municipais, além de ampliar as possibilidades de realização de parceria com as Prefeituras e o Governo do Estado.

As assembleias são uma continuidade das atividades que a Secretaria das Cidades, através do Programa CIDADES II, vem desenvolvendo com os catadores desde o ano de 2017, como oficinas e capacitações, buscando o atendimento às Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos.