Governador confirma grande área de lazer no antigo presídio IPPOO

10 de março de 2020 - 15:46 # # # # #

Daniel Herculano - Texto
Marcos Studart, Carlos Gibaja e Tiago Stille - Fotos

Camilo Santana também lançou o edital A Minha Escola é da Comunidade e relembrou que a Casa Civil já está com seu edital de políticas públicas no ar para consulta

Com uma área de 26 mil m², o local do antigo Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I) agora será totalmente renovado e entregue à população do Ceará em forma de um espaço de lazer e esportivo. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, durante bate-papo com a população pelas redes sociais nesta terça-feira (10).

O que era um dos maiores presídios do Brasil, em uma área equivalente a três quarteirões, vai se transformar em um dos melhores espaços de lazer da Capital. “Vamos transformar toda a área em um espaço de lazer para a população de Fortaleza. O projeto está ficando pronto, mas já posso adiantar que terá areninha, praças, academia ao ar livre, brinquedopraça, pista de skate, pista de cooper, tudo que tiver direito. Nas proximidades do bairro existem poucas áreas de lazer para a comunidade, e esse será um grande equipamento para a população do Itaperi. Vamos transformar o antigo presídio num belo espaço esportivo e de lazer, e assim que possível vamos iniciar as obras”, garantiu o governador.

A Minha Escola é da Comunidade

O governador também lançou o edital “A Minha Escola é da Comunidade”, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), para selecionar projetos de escolas da rede pública estadual com o objetivo de promover a participação da comunidade nas unidades de ensino.

“O investimento será de R$ 5 milhões, e a iniciativa busca fortalecer a integração da escola à comunidade. Ao mesmo tempo também quer contribuir para a melhoria da aprendizagem, a diminuição da evasão escolar, além do desenvolvimento da cultura de paz”, explicou Camilo. O projeto abrangerá 167 unidades de ensino, entre escolas regulares, de Ensino Médio em Tempo Integral, Educação Profissional, Indígenas, do Campo, Quilombola, Escola Família Agrícola, além de Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas).

O governador listou, ainda, que para participar da seleção, os projetos devem contemplar as seguintes dimensões: fortalecimento do currículo; arte e cultura; esporte; sustentabilidade ambiental; educação científica; comunicação e mídias; igualdade racial e direitos humanos; memória: história da comunidade, cidade; mediação escolar e cultura de paz. Informou também que as inscrições realizadas no período de 23 de março a 22 de abril de 2020, e o edital com todas as informações estão disponíveis no site da Seduc (clique aqui para ver)”, informou.

Documentação

As escolas interessadas em participar da seleção devem encaminhar os seguintes documentos: ficha de inscrição para apresentação do projeto devidamente preenchida e assinada; documento de apresentação de proposta de projeto; documento de aprovação do projeto pelo conselho escolar e documento de ciência do projeto pelo grêmio estudantil.

Edital Casa Civil

Durante o bate-papo, o governador falou ainda sobre outro edital, o de Políticas Públicas da Casa Civil, já disponível para consulta no site da secretaria (www.casacivil.ce.gov.br). “São um total de R$ 8,7 milhões a serem contemplados em projetos como várias áreas, como o agronegócio, feiras gastronômicas, atividades voltadas para o mercado de trabalho, Ceará Pacífico, pessoas com deficiência, humor, esporte, diversidade sexual, religioso, moda e projetos sociais”, enfatizou Camilo Santana

Com as inscrições feitas 100% de forma online, não será necessário pegar filas, evitando deslocamento de cidades do interior até a Capital para entrega de documentação e tampouco gastos com impressões e cópias da documentação. O novo formato garante mais transparência e segurança aos concorrentes. Ao submeter a inscrição, o sistema somente finaliza o processo caso conste toda a documentação exigida. Verificado que tudo está dentro das exigências, o interessado receberá um número de protocolo para acompanhar os passos posteriores.

Ceará de Ponta a Ponta

Mais quatro estradas tiveram suas ordens de serviços autorizadas pelo Governo do Ceará, a CE-257, a CE-358, a CE-380 e a CE-527, como explica Camilo Santana.

– Restauração da CE-257 de Canindé a Salitre: “A ordem de serviço já foi dada, e a empresa já pode começar a trabalhar a restauração da CE-257 de Canindé-Salitre. Serão 62 km de trecho, além de restaurar, vamos alargar, com acostamento e tamanho padrão das CEs. Em breve vamos fazer o evento para passar a ordem de serviço na própria cidade, mas já está tudo certo para as obras.”

– Restauração da CE-358 de Limoeiro a Flores (Russas): “Vocês me cobravam muito aqui nas redes sociais por essa obra. A estrada ali estava ruim, mas já licitamos e vamos começar as obras logo, lá em Russas”, disse Camilo aos internautas da região.

As outras duas obras já autorizadas, dentro do projeto Ceará de Ponta a Ponta, são a restauração de CE-380 de Barro-divisa da Paraíba, e a duplicação da CE-527, entre a CE-040 e a estrada que vai até a entrada da cidade de Aquiraz, importante ponto turístico do litoral leste do Ceará.

“Mesmo com as chuvas e a piora em alguns trechos, tenho um compromisso de entregar todas as estradas do Ceará em perfeitas condições de uso, sejam feitas, recuperadas ou restauradas”, finalizou o governador.