Secitece e Funcap destinam R$ 23,7 milhões para mestrado e doutorado

10 de março de 2020 - 10:55 # # # # # # #

Emília Augusta Bedê - Ascom Secitece

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), irão apresentar amanhã os resultados e investimentos do edital 05/2019 – Programa de Bolsas de Formação Acadêmica – mestrado e doutorado. O Governo do Estado irá aplicar, através da Funcap, aproximadamente R$ 23,7 milhões em 629 bolsas de mestrado e 482 de doutorado. O evento acontecerá a partir das 9 horas no auditório da Secitece.

Destinado a fortalecer o ensino de pós-graduação no Ceará e prover o Estado de recursos humanos qualificados para a pesquisa científica, tecnológica e de inovação, o edital registrou, mesmo em um cenário de incertezas para a economia do Brasil, aumento de aproximadamente 6% no número de bolsas de mestrado concedidas e de cerca de 4% no número de bolsas de doutorado. A medida ganha especial relevância porque o ambiente de pesquisa de todo o país vive um cenário de cortes nas bolsas de órgãos federais como Capes e CNPq.

As bolsas de mestrado serão concedidas por até 24 meses e as de doutorado por até 48 meses, contados a partir do início do primeiro período letivo no curso. O evento de apresentação dos números do edital irá contar com a presença de coordenadores dos programas de pós-graduação, que são responsáveis pela distribuição das bolsas nas instituições de ensino superior.

Mulheres são maioria

A apresentação do resultados e números do edital na semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher também irá chamar a atenção para um dado estatístico relevante: as pesquisadoras são maioria em todos os programas de bolsas da Funcap. Além disso, os maiores percentuais da participação feminina estão nos níveis mais elevados de atividade científica, que são as categorias de mestrado e doutorado, como mostra a tabela a seguir. Representantes da Funcap e a da Secitece irão falar sobre a participação das mulheres na atividade científica.

 

Serviço

Apresentação dos números do edital 05/0219 – mestrado e doutorado

Data: 12 de março (quinta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Palácio da Abolição (Rua Silva Paulet, 400)