Distrito de Morrinhos recebe 50° Centro de Educação Infantil do Estado

11 de março de 2020 - 17:29 # # # #

Wiarlen Ribeiro - Ascom Gabinete da Primeira Dama - Texto
Ariel Gomes - Fotos


“Essa creche vem pra dar oportunidade de aprendizado pro meu filho, mas também garantir que eu possa conquistar um emprego. Ficarei tranquila em deixá-lo em um espaço bonito, adequado e com profissionais maravilhosos enquanto possa trabalhar”. O depoimento é da mãe do pequeno Arthur Ribeiro, de 3 anos, a dona de casa Margarida Ribeiro, 32, durante entrega do 50° Centro de Educação Infantil (CEI) do Estado, no distrito de Sítio Alegre, em Morrinhos, na Região Norte.


De acordo com a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, que participou da inauguração, a educação cearense se destaca pelos investimentos feitos pelo Estado. “O governador Camilo Santana vem garantindo a construção de creches, escolas em tempo integral, escolas profissionalizantes, centros de língua, para que nossas crianças, jovens e adultos, tenham um futuro promissor e elevem ainda mais os índices de ensino do nosso Estado. Esse equipamento entregue em Morrinhos é destinado à aprendizagem e ao desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos, futuros profissionais cearenses”, aponta.


Para construir, mobiliar e equipar o novo espaço, foi investido R$ 1,4 milhão provenientes do Governo do Ceará, além de contrapartida do município. A estrutura do CEI pode atender até 208 crianças. É composta por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. O Ceará contará com 167 CEIs, sendo 120 pela Secretaria da Educação (Seduc) e 47 pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SPS). Com o CEI de Morrinhos, 50 Centros já foram entregues à população cearense (41 Seduc e 9 SPS).


Na ocasião, foram ofertadas ao CEI edições da coleção Buriti Mirim, da Editora Moderna, que fará o acompanhamento da metodologia aplicada em sala de aula com as crianças. Ainda durante a inauguração, dezenas de mudas arbóreas, frutíferas e ornamentais, foram plantadas no jardim do equipamento, com o auxílio dos estudantes da unidade, para alertar a população acerca da importância do ecossistema.