Nesta quinta (12), Porto Iracema das Artes realiza programação “Mar de Mulheres”

11 de março de 2020 - 14:05 # # # # # #

Raphaelle Batista - Ascom do Porto Iracema das Artes

A partir das 16h, a Escola se transformará num “Mar de Mulheres” com feirinha de artes, performance, apresentação de dança, lançamento de livro e show musical. Tudo gratuito.

Um “Mar de Mulheres” artistas que pintam, desenham, bordam, escrevem, dançam, atuam, cantam e dão voz à luta por direitos. As obras, os poemas, os gestos e as músicas dessas mulheres serão apresentadas ao público na programação especial do Porto Iracema das Artes dedicada ao Dia Internacional da Mulher. Embora a data oficial, 8 de março, já tenha passado, a Escola estende as reflexões e comemorações até esta quinta-feira, dia 12, quando realiza uma série de ações protagonizadas por elas. Das 16h às 21h, haverá feirinha, performance, apresentação de dança, lançamento de livro e show musical. O acesso é gratuito.

A programação inicia às 16h numa edição especial da Feira do Mar, com exposição e venda de desenhos, impressos, camisetas, cadernos e outras produções de artistas, alunas e ex-alunas da Escola. As barraquinhas estarão montadas até 20h.

Das 17h às 19h, a professora e pesquisadora Núbia Agustinha realiza “Fios que tecem a vida”, projeto performático iniciado em 2019 em que, usando fios de cabelos cedidos por mulheres, ela borda os nomes das doadoras numa manta de algodão.

Já às 18h, também no pátio da Escola, a colombiana Daniela Yara Cantillo apresenta o solo de dança contemporânea “Yugo”. A partir de um monólogo literário da novela “Analia Tu Bari”, escrita por Roberto Burgos, cuja personagem é uma mulher africana escravizada, a peça tenta mostrar, através do corpo, todas aquelas emoções reprimidas que rasgam a vida, a própria essência que se relaciona com o mundo que a rodeia.

A partir das 19h, a escritora Nina Rizzi relança o livro “Sereia no copo d’água”, coletânea de poemas que é, a um só tempo, soco e acalanto. Dividido em cinco partes (matriochka, minha fantasma, sortilégios pra matar o meu benzinho, sereia no copo d’água, prólogo), a poeta desenha o perfil de mulheres que emergem diante de nós de modo corpóreo, violento e múltiplo.

Fechando a noite, às 20h, as artistas Nathália Rebouças, Letícia Monteiro, da banda Pulso de Marte, comandam a Marujada Mulheres, uma jam session com músicas autorais e repertório baseado em compositoras brasileiras, com participações de Luiza Nobel, Lila Almeida e grupo Filosofia Inverso.

Serviço

O que: Para marcar Dia Internacional da Mulher, Porto Iracema das Artes realiza programação especial
Quando: Dia 12 de março, a partir das 16h
Onde: Pátio do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

16h – Feira do Mar
17h – Performance “Fios que tecem a vida”, com Núbia Agustinha
18h – Apresentação do solo “Yugo”, com Daniela Yara Cantillo
19h – Relançamento do livro “Sereia no copo d’água”, de Nina Rizzi
20h – Show Marujada Mulheres, com Nathália Rebouças, Letícia Monteiro, Luiza Nobel e convidadas

O que: Aula inaugural do projeto “Mulheres Negras Resistem”, com Cristiane Sobral
Quando: Dia 14 de março, a partir das 18h30min
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes
Gratuito