Estudantes da Capital conhecem Museu da Fotografia e participam de curso na instituição

12 de março de 2020 - 16:35 # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc Texto
Museu da Fotografia Fortaleza Fotos

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), em parceria com o Museu da Fotografia Fortaleza, promove um ciclo de visitas a exposições e formação básica para estudantes do ensino médio da rede pública estadual na Capital. A ação ocorre com o apoio da coordenadoria de Protagonismo Estudantil e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).

De março a setembro de 2020, 8.544 estudantes das 178 escolas participantes terão a oportunidade de conhecer o acervo e as obras expostas no Museu. Além disso, haverá um curso voltado ao tema, que beneficiará 360 alunos de seis escolas de Fortaleza. Cada unidade de ensino terá duas turmas, nos turnos da manhã e da tarde, com 30 alunos em cada turma. Ao final, todos serão certificados. Haverá oito encontros ao todo, com duração de 2 horas cada. A ideia é que os trabalhos elaborados pelos alunos resultem em uma exposição.

Allan Wendel Braga, de 16 anos, é estudante da 1ª série na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) São José dos Arpoadores e se disse impressionado com a experiência da visita ao museu. “A foto da menina afegã, com o seu olhar emblemático, e a comparação com a velhice dela, me chamou muito a atenção. Um dos melhores aprendizados foi a apresentação de fotos do passado, contando a história dos cangaceiros. Também gostei muito da exposição das fotografias com balde, porque o efeito que dava na iluminação era muito bonito”, ressalta.

Mikael Lima, de 18 anos, cursa a 3ª série do ensino médio na Escola Mário Hugo Cidrack do Vale e considerou a oportunidade “uma aula muito boa. As pessoas nos receberam muito bem e conseguiram fazer com que nós, alunos, ficássemos mais interessados por essa arte. Demonstraram conhecimento amplo e adequado sobre o tema”, observa.

Curso

A formação visa proporcionar experiências de criação artística individuais e coletivas, proporcionando acesso a informações relacionadas à arte e à imagem, buscando reflexões e possibilitando novas trajetórias de vida por meio da fotografia. Além disso, o curso apresentará os princípios básicos desta arte, ensinando sobre processos artesanais, captação e revelação de imagens, bem como, compreensão de luz, sombra e composição.

O conteúdo abrangerá a história da fotografia, confecção de câmera artesanal, aprendizagem de técnicas de manuseio de equipamentos e de narrativas da imagem.

Sobre o museu

O Museu da Fotografia Fortaleza, inaugurado em março de 2017 e administrado pelo Instituto Paula e Silvio Frota, tem como objetivo tornar acessível e constante a educação pela fotografia por meio do seu acervo e de obras do mundo inteiro. Além de atividades como oficinas e workshops para congregar públicos de todas as idades, turistas, pesquisadores e admiradores, o museu conta com auditório, biblioteca e exibição de filmes e vídeos.