Última semana para inscrição de projetos artísticos nos Laboratórios do Porto Iracema das Artes

12 de março de 2020 - 14:16 # # # #

Raphaelle Batista - Ascom Porto Iracema das Artes - Texto
Té Pinheiro - Fotos

Serão selecionadas 29 propostas divididas em Artes Visuais (8), Cinema (6), Dança (5), Música (5) e Teatro (5), com bolsa de R$ 1.000,00 para cada selecionado

Artistas interessados em desenvolver projetos culturais em artes visuais, cinema, dança, música e teatro têm até as 23h59 da próxima quinta-feira (19), para se inscrever nos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes. A submissão das propostas é realizada, exclusivamente, pelo site da instituição: portoiracemadasartes.org.br. Para responder todas as questões de candidatos e candidatas, os coordenadores de cada linguagem estarão no Corujão, um plantão tira-dúvidas presencial, nos dias 16, 17 e 18, das 9h às 21h, na sede da Escola.

Os Laboratórios de Criação do Porto Iracema são espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais. A formação é realizada em regime de imersão ao longo do ano e culmina numa apresentação final para o público. Artistas recebem orientação de tutores escolhidos de acordo com a necessidade de cada projeto. Para participar do processo seletivo, é preciso ter idade mínima de 18 anos, não ter sido proponente ou colaborador(a) em nenhuma das cinco linguagens, nas últimas duas edições, e comprovar que reside no Ceará há pelo menos dois anos.

Este ano, serão selecionados 29 projetos, divididos em Artes Visuais (8), Cinema (6), Dança (5), Música (5) e Teatro (5) – sete a mais que nas edições anteriores. Outra novidade é o aumento no valor da ajuda de custo para artistas cearenses, que passará a ser de R$ 1.000,00 por mês. Algumas mudanças implementadas na última edição seguem valendo, como a bonificação extra para projetos vindos do interior do Estado, incluindo Região Metropolitana de Fortaleza, e, no caso dos Labs de Teatro e de Dança, há ainda a concessão de bônus específicos para artistas que comprovarem trabalho conjunto e continuado de pelo menos quatro anos.

Processo seletivo

A escolha dos projetos será feita em três etapas (o cronograma está disponível ao final de cada regulamento) e o resultado final será divulgado no dia 28 de maio. Após o período de submissão eletrônica dos projetos, uma comissão de três artistas e pesquisadores de cada linguagem avalia as propostas e pré-seleciona para a etapa seguinte, de entrevistas presenciais, em que os artistas podem defender seus projetos. No caso do Laboratório de Música, além da entrevista, é realizada, em Fortaleza, uma audição aberta ao público.

 

Clique e confira os detalhes de cada Laboratório nos regulamentos abaixo:

LABORATÓRIO DE ARTES VISUAIS

LABORATÓRIO DE CINEMA

LABORATÓRIO DE DANÇA

LABORATÓRIO DE MÚSICA

LABORATÓRIO DE TEATRO

SERVIÇO

O que: Inscrição de projetos artísticos nos Laboratórios do Porto Iracema das Artes

Quando: Até 23h59min do dia 19 de março de 2020

Inscreva-se em http://www.portoiracemadasartes.org.br/

GRATUITO