Artesãos cearenses participam de feira em shopping de Fortaleza

13 de março de 2020 - 16:01 # # # #

Larissa Feitosa - Ascom CeArt Texto
Ariel Gomes Fotos

Com renda, crochê, argila, madeira e muitas outras tipologias e técnicas, o artesanato cearense ganha visibilidade em mais um importante espaço comercial da Capital. Nos dias 20 e 21 de março, a Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), realiza uma feira com 20 artesãos na praça de eventos do Shopping Aldeota. O evento acontece das 15h às 21h, na praça de eventos, localizada no Piso L1.

Em alusão ao Dia do Artesão, comemorado no dia 19 deste mês, a feira faz parte das ações da Central que visam valorizar as produções artesanais e ampliar a comercialização: “A realização de eventos é uma ferramenta de aumento do contato da sociedade com essa atividade tão importante para a promoção da nossa cultura e da inclusão social, por isso, o governo do Ceará incentiva os artesãos dentro e fora dos pontos fixos de venda da CeArt”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

Para a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, a feira possibilita o contato direto com os artesãos e fomenta a economia local. “Precisamos mostrar às pessoas a riqueza do nosso artesanato. Com esse incentivo, beneficiamos milhares de profissionais que vivem desse ofício e aproveitam para fechar negócio diretamente com o cliente. Além de fortalecer a economia do nosso Estado devido ao volume de vendas que registramos na participação do Ceará em feiras”, destaca.

Com produção de peças in loco e oficinas abertas ao público, os visitantes poderão ter o contato com o processo de criação do artesanato e também aprender técnicas como crochê, couro e macramê em oficinas ministradas por artesãos da CeArt. As oficinas são gratuitas, com material incluso e inscrições feitas presencialmente.