Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus é criado no Ceará

13 de março de 2020 - 19:24 # # # # # #

Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Fotos

Decreto de criação do comitê foi assinado pelo governador Camilo Santana após reunião com os poderes Legislativo e Judiciário

O governador Camilo Santana se reuniu nesta sexta-feira (13), no Palácio da Abolição, com os presidentes dos poderes Legislativo e Judiciário para avaliar as ações de prevenção e combate ao coronavírus no Ceará. Durante o encontro, o governador assinou o decreto que cria o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no Ceará. O comitê deverá reunir 25 entidades/órgãos – Assembleia, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, OAB, Justiça Federal, Defensoria Pública, Prefeitura de Fortaleza, Aprece, Uece, UFC, Fiec, Fecomércio, Acert, CDL, Anvisa e as secretarias da Saúde, Casa Civil, Segurança, Proteção Social, Educação e Administração Penitenciária.

A partir de agora, o comitê se reunirá permanentemente para avaliar o quadro no estado, no país e no mundo, e traçar estratégias e ações para combater os efeitos do coronavírus no Ceará. “Mesmo sem o Ceará ter registrado nenhum caso até o momento, essa é uma iniciativa que reúne os três poderes, diversos órgãos e a sociedade civil com o objetivo de tomar iniciativas que visam minimizar os efeitos do coronavírus no estado do Ceará”, citou o governador Camilo Santana.

Casos

De acordo com o boletim divulgado hoje pela Sesa, o Ceará continua sem caso confirmado do Covid-19, sendo 67 descartados e 37 suspeitos – Fortaleza, Aquiraz, Caucaia, Itapipoca, Juazeiro, Crato, Quixadá e Tamboril.

Secretariado

Na tarde desta sexta-feira, o governador já havia se reunido com os secretários de Estado e presidentes dos órgãos vinculados para tratar sobre o Plano Estadual de Contingência em relação ao coronavírus no Ceará, e discutir as medidas de prevenção em cada pasta estadual. “Estamos nos antecipando para evitar a propagação do vírus. Queremos que todos os órgãos públicos do Estado façam o dever de casa para minimizar os riscos da doença no Ceará”, citou o governador Camilo Santana.

Na última quinta-feira (12), o governador Camilo Santana já havia anunciado medidas de prevenção e combate ao coronavírus. Entre elas, a liberação de R$ 45 milhões para todas as ações necessárias pela Secretaria da Saúde, como compra de material de diagnóstico e suplementação de insumos hospitalares para tratamento de pacientes, além da ampliação de leitos de retaguarda e de UTI. De imediato serão 200 enfermarias e 30 leitos de UTI. Serão preparados 14 equipamentos estaduais de saúde para atendimento de pacientes, sendo 5 hospitais em Fortaleza, 3 hospitais regionais e 7 UPAS.

Além disso, um plano de comunicação será utilizado em todos os equipamentos públicos do Estado do Ceará, com a distribuição de cartilhas de prevenção – cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas; quais os principais sintomas; e canais de comunicação em casos de suspeita. As informações estarão disponíveis, ainda, em todos os sites e redes sociais das secretarias e órgãos vinculados, para facilitar o acesso do cidadão.