Portaria estende prazo de validade de prescrições e dispensa de medicamentos durante período de emergência em saúde

24 de março de 2020 - 12:04 # # #

Martina Dieb - Ascom Sesa - Texto
Ascom Sesa - Foto

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da portaria 2020|296, publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira, 20, prorroga validade das prescrições e dispensas de medicamentos provenientes dos serviços de saúde públicos e privados do Estado. A medida leva em consideração a situação de emergência em saúde no Ceará em decorrência da pandemia de coronavírus (Covid-19).

O documento estabelece que prescrições de medicamentos para tratamento de doenças crônicas passem a ter validade de até 12 meses, desde que contenham indicação de uso contínuo durante o período.

Ainda de acordo com a portaria, os receituários de medicamentos sujeitos a controle especial, que contenham a indicação de uso contínuo ou o período de tratamento superior a 30 dias, devem ter validade de até seis meses, a contar da data de emissão. O documento também determina que prescrições contendo medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianas, isoladas ou em associação de acordo com a RDC 20/2011, sigam as respectivas legislações.

No caso de pacientes com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes e pessoas com doenças crônicas, a dispensa poderá ser realizada por um represente. É necessário apresentar a prescrição do medicamento e um documento de identificação do paciente.

Acesse aqui a portaria na íntegra.