ZPE Ceará adota práticas que reduzem em 11% uso de água

25 de março de 2020 - 15:47 # # # #

Luiza Dantas - Ascom da ZPE

Neste mês de março, quando se comemora o Dia Mundial da Água (22), a Zona de Processamento de Exportação do Ceará – ZPE Ceará, parte do Complexo do Pecém, fortalece as campanhas realizadas internamente com seus colaboradores sobre o uso consciente da água. Além disso, no último ano foi instalado na ZPE um sistema de reúso na estação de tratamento da água da empresa, novidade que permite a economia de até 4 mil litros de água por semana.

“Orientamos com comunicados através de e-mails e anexando cartazes por toda a empresa, como nossos colaboradores devem se comportar em relação ao uso da água. Essas dicas são importantes, pois podem ser aplicadas não somente aqui no trabalho, a ideia é que eles utilizem essas medidas em casa”, diz o gerente de meio ambiente e segurança do trabalho da ZPE Ceará, Ademar Filho.

No último ano foi instalado na ZPE Ceará um sistema de reúso da água, processo de tratamento dividido em quatro fases (Floculação, decantação, filtração e desinfecção). Na terceira fase, os filtros utilizados para deixar água tratada purificada para o uso na empresa, necessita de limpeza uma vez por semana. “Foi exatamente nessa etapa que conseguimos economizar. A água usada para a lavagem do material era descartada e agora conseguimos tratar e reutilizar”, explica o analista ambiental da ZPE Ceará, Yuri Vasconcelos, citando a economia de até 4 mil litros de água por semana.

Além do sistema, segundo Ademar, outra medida adotada dentro da empresa foi o estabelecimento de horários específicos para jardinagem. “Isso otimizou a utilização de água sem prejuízo às áreas verdes da instituição”, destaca o gerente. O resultado de um ano do novo sistema, foi 11% menos de utilização do recurso. “Esperamos que este ano o resultado seja ainda melhor”, finaliza Ademar.