Com 80% de execução, Hospital Regional do Vale do Jaguaribe se aproxima da etapa final de obras

1 de abril de 2020 - 15:53 # # # #

Ana Flávia Gomes - Ascom da SOP

 

As obras de construção do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, passam dos 80% de execução, conforme fiscalização da Superintendência de Obras Públicas (SOP). A estrutura física conta com investimento de cerca de R$ 122 milhões, feito através da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) pelo Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado (Proexmaes II), englobando recursos do Tesouro Estadual e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

No momento, os trabalhos se concentram na área externa, como explica o diretor de Articulação Técnica e Obras Especiais da SOP, Silvio Campos: “Podemos dizer que a obra se encontra num ritmo muito bom. Já ultrapassamos a faixa de 80% de execução e avançamos na parte de urbanização do prédio, na fachada, janelas e telhados”. No interior da edificação, estão sendo realizados acabamentos, principalmente no segundo pavimento, onde funcionarão centro cirúrgico e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

O equipamento ocupa uma área de quase 30 mil metros quadrados (m²) e tem as obras mantidas cumprindo o estabelecido no decreto nº 33.521, de 21 de março de 2020, que rege ações de combate à disseminação do Coronavírus. Desta forma, tem obedecido às orientações para evitar aglomeração de operários no canteiro, tanto nas frentes de trabalho e como nos espaços de uso comum, além de verificar as condições de saúde no início das jornadas e realizar ações educativas.

Implantado em localização estratégica, nas proximidades da BR-116 no entrocamento entre Limoeiro do Norte, Russas e Morada Nova, o HRVJ funcionará para dar cobertura à Macrorregião Litoral Leste/Jaguaribe, garantindo atendimento médico-hospitalar à população de pelo menos 20 municípios. Contará com unidades de emergência e urgência, ambulatório, centro de imagem e diagnóstico, centro de parto, centro cirúrgico com seis salas, e enfermarias clínica, cirúrgica, traumatológica e pediátrica, somando 304 leitos. Terá ainda Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal e UTIs neonatal, pediátrica e adulta, além de espaço para ensino e pesquisa.

A nova unidade vai ampliar a rede da Sesa, que hoje possui três hospitais regionais em operação: o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral; o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte; e o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim. O Consórcio Marquise/Normatel é o responsável pela construção. A estimativa é que o HRVJ seja equipado e entre em funcionamento até o fim deste ano.