Medidas de prevenção garantem ausência de casos confirmados de coronavírus no Complexo do Pecém

3 de abril de 2020 - 14:19 # # #

Celso Tomaz - Ascom do CIPP

Trabalhadores portuários e usuários são alvo de ações adotadas no Porto e ZPE Ceará, que seguem operando normalmente

As rápidas medidas adotadas pelo Complexo do Pecém na prevenção à disseminação do novo coronavírus tem garantido, até o momento, a manutenção da ausência de casos confirmados de Covid-19 no Porto do Pecém e na ZPE Ceará.

As providências mais importantes para conter o coronavírus continuam sendo a de dispor infraestrutura para a higienização frequente das mãos, garantindo assim o acesso aos produtos adequados para a devida higienização (sabão ou antisséptico à base de álcool). Além disso, é exaustivamente demonstrada a importância dos cuidados ao tossir e espirrar.

Uma intensa campanha de comunicação interna tem estimulado tais hábitos por meio de ações junto aos caminhoneiros, trabalhadores portuários e tripulações dos navios – que seguem temporariamente proibidas de desembarcar no terminal portuário cearense – exceto em casos de emergência médica.

Equipes de medicina, segurança do trabalho e gestão de pessoas continuam focadas nas orientações da Secretária de Saúde do Estado do Ceará; Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); Ministério da Saúde e OMS (Organização Mundial da Saúde). Tudo para garantir que as recomendações sejam rigorosamente seguidas por todos, sem exceções.

“Colaboradores e usuários que eventualmente apresentem sintomas de Covid-19 são orientados a manter isolamento e a procurar imediatamente os serviços de saúde. Com esses cuidados estamos priorizando o bem-estar dos nossos colaboradores e usuários. Assim conseguimos também garantir a manutenção das operações indispensáveis para o Porto do Pecém e para a ZPE Ceará”, diz Cláudio Machado, gerente de Pessoas do Complexo do Pecém.

E mesmo diante da complexidade das operações, essenciais em meio à pandemia do coronavírus, o Complexo do Pecém adotou práticas que permitem o trabalho remoto para profissionais dos chamados grupos de risco. Por isso, diariamente são realizadas diversas reuniões virtuais, garantindo assim à continuidade da prestação de serviços essenciais as operações do Porto do Pecém e ZPE Ceará.