Chuvas: Governo do Ceará envia donativos para famílias de Crateús e Quiterianópolis

4 de abril de 2020 - 18:47 # # #

Déborah Vanessa e Wiarlen Ribeiro - Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama

O Governo do Ceará realizou nesse sábado (4) a distribuição de donativos às famílias vítimas das enchentes que atingiram os municípios de Crateús e Quiterianópolis. A entrega inclui aproximadamente 15 toneladas de alimentos do Programa Mais Nutrição, água e 300 redes de dormir, adquiridas pelo Estado de artesãos cearenses.

“Em meio a tudo que estamos vivenciando, com a pandemia, continuamos apoiando nossos artesãos, mantendo vivas a nossa arte, cultura e tradição. Por isso, o governador Camilo Santana, que sabe e entende o quão é importante investir na nossa mão de obra, realizou essa compra e, assim, mantém nossa economia forte”, ressalta a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

As redes foram produzidas por artesãos e artesãs do município de Mucambo, referência na produção em redes de tecelagem, vinculados à Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Além das 300 enviadas a Quiterianópolis e Crateús (150 para cada cidade), o município de Novo Oriente também será beneficiado com 100 unidades, semana que vem.

O fundador da Carqueijo Artesanato, Gilmar Martins, destacou a importância desse investimento. “A compra desses produtos significa geração de renda para 50 famílias da nossa comunidade, o que é muito importante nesse momento de dificuldade. Além do financeiro, é gratificante, com o apoio do Estado, poder manter viva a nossa cultura e tradição”, finaliza.

Hidrolândia

Os moradores da cidade de Hidrolândia, na Região Norte, foram os primeiros beneficiados pelo Estado, no último sábado (28), com a entrega de cerca de 5 toneladas de alimentos e água. O município também está entre os afetados com as fortes chuvas registradas no Ceará. O Corpo de Bombeiros Militares do Estado Ceará (CBMCE), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), ambos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), auxiliaram no resgate das vítimas. Aproximadamente 100 pessoas foram resgatadas de locais que apresentavam risco à saúde e ao bem estar, sendo realocadas para locais secos e seguro.

Programa Mais Nutrição

Estruturado em cima do combate ao desperdício de alimentos, enfrentamento à fome e com foco em uma alimentação saudável, a iniciativa, que proporciona a distribuição de frutas, legumes e verduras para entidades cearenses. Atualmente, realiza doações para 78 instituições de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, beneficiando 14.586 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. Com essa doação, foram distribuídos pela fábrica cerca de 300 toneladas de produtos “in natura” e mix desidratados.

A iniciativa faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pelo Governo do Ceará, com a realização das secretarias de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS); Desenvolvimento Agrário (SDA); Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE); e a parceria da empresa M. Dias Branco, da Associação dos Permissionários da Ceasa (Assucece) e do Instituto Agropolos do Ceará.

 

 

 

Ouça:

A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, destaca a importância da iniciativa para atender as famílias desabrigadas em decorrência das fortes chuvas. 

Onélia Santana agradeceu aos parceiros do Programa Mais Nutrição e destacou a sua representatividade social.